Para todo bom amante de um bom vinho, nada melhor do que a experiência de fazer um passeio em um lugar em que a cultura do cultivo da uva e produção do vinho é o protagonista. A experiência de não apenas conhecer uma vinícola, mas também apreciar uma degustação de vinhos. Essa é uma prática comum dos ‘enófilos’, pessoas consideradas amantes do vinho, seja profissionalmente ou apenas por prazer.

O vinho é uma das bebidas mais antigas da humanidade, acredita-se que a prática de fabricação e consumo tenha surgido há pelo menos 8 mil anos. A variação de uvas, texturas, aromas e sabores de vinho são características observadas e apreciadas pelos amantes da prática.

A prática é famosíssima na Itália, porém não precisa cruzar os oceanos para encontrar lugares para apreciar vinhos finos. A América do Sul é um dos destinos mais famosos do mundo na prática e para quem deseja se aventurar, existem lugares aqui mesmo no Brasil para começar.

# Vale do São Francisco (Pernambuco)

Quando pensamos no Nordeste é comum associarmos o calor, as praias, a cerveja gelada e até aquela água de coco refrescante, porém o que nem todo mundo sabe é que no Vale do São Francisco, região localizada no Sertão Pernambucano, entre Pernambuco e Bahia às margens do Rio São Francisco, o cultivo da uva para a produção do vinho é uma cultura bastante presente, com uma das principais vinícolas, ‘Rio Sol’, que oferece diversos tipos de passeios, como um passeio no São Francisco nos catamarãs guiados por profissionais do vinho, que oferecem uma “aula” com direito à degustação, bem como um passeio por entre os vinhedos para conhecer desde o cultivo, até a produção final na indústria.

# Vale dos Vinhedos (Rio Grande do Sul)

O Rio Grande do Sul é referência quando os assuntos são vinhedos. A região popularmente conhecida como a “Toscana Brasileira” está a 120km de Gramado e da capital Porto Alegre. A região que se divide em três municípios é conhecida pelas produções, sejam artesanais, pelas famílias, até mesmo industriais. Em suas belíssimas parreiras, é comum encontrar casais realizando piqueniques. No vale é possível também realizar as degustações de vinhos e dicas de harmonização. Uma dica maravilhosa é o ‘Solear Moscatel Branco’, que é um vinho produzido com uvas moscatel e que possui aromas de pêssego, flores do campo, mel e frutas cítricas. O espumante considerado elegante, tem um teor de açúcar natural que é equilibrado com sua acidez.

Veja também: Primavera: a meia estação perfeita para uma viagem

# São Roque (São Paulo)

Por fim a indicação é a cidade que está apenas a 60 km da capital e é um local conhecido pela sua produção de vinhos, que está diretamente associada à história da cidade. A cidade possui o famoso ‘Roteiro do Vinho’, onde é possível encontrar a ‘Estrada dos Venâncios’ e a ‘Estrada do Vinho’. Nos roteiros é possível encontrar vinícolas que oferecem serviços de restaurantes, bem como a venda de vinhos e tem um evento conhecido como a ‘Pisa da Uva’, uma celebração que acontece nos dois primeiros meses do ano, onde as pessoas colhem as frutas e amassam as uvas com os pés. Duas dicas de destino são a ‘Quinta do Olivardo’ e a ‘Vinícola Goés’.

E você, já conheceu algum desses lugares? Conta pra gente. 

Categorias:

Dicas,