A capital pernambucana é uma cidade riquíssima culturalmente e é um dos principais polos turísticos do Nordeste. A cidade que se destaca nas artes dispõe de atrativos para todos os gostos. Terra do maracatu, do manguebeat e do frevo, a cidade respira uma cultura viva que é apreciada não apenas por turistas, mas pelos próprios conterrâneos. 

Das belíssimas praias até os museus, a cidade possui dezenas de atrativos. Se você deseja conhecer a capital pernambucana, veja a seguir algumas dicas de locais para não deixar de fora do seu roteiro.

# 1 Bairro do Recife Antigo

No Recife Antigo está localizado os cartões postais da cidade. Com sobrados datados do século XIX, o Recife Antigo possui uma arquitetura colonial com praças, igrejas e ruas tradicionais. Muitos outros atrativos que você verá logo a seguir também estarão localizados neste bairro antigo. 

# 2 Museu Cais do Sertão 

O museu está localizado no Recife Antigo e é um prédio que marca a história do povo sertanejo, desde o período pré-colombiano até os tempos atuais, passando pelos povos africanos escravizados, boiadeiros e até o cangaço. O museu possui estrutura para os seus visitantes conhecerem um pouco mais sobre a história e a arte do povo nordestino. 

# 3 Paço do Frevo 

É impossível falar de música pernambucana e não falar de Frevo, o ritmo foi considerado um patrimônio imaterial da humanidade e tem um espaço dedicado a contar a história do frevo. Também está localizado no Recife Antigo e é um dos lugares mais “instagramáveis” da cidade. 

# 4 Praça do Marco Zero 

A Praça é o principal cartão postal da cidade e é lá onde está o Marco Zero da cidade, o ponto zero do estado. A praça que já foi palco para diversos shows é cercada por diversos prédios coloniais, possui também um centro de artesanato e à leste está localizado o parque das esculturas, onde é possível visualizar o “monumento” de Francisco Brennand, bem como diversas outras esculturas. 

Veja também: Porto de Galinhas (PE): os 7 melhores passeios para incluir no seu roteiro

# 5 Pontes e Rios 

Recife é considerada a Veneza pernambucana, porque não dizer a Veneza brasileira? Por entre seus rios principais, é possível encontrar as famosas pontes, inclusive a ponte mais antiga das Américas e foi projetada por Maurício de Nassau, datada de 1630. Além desta ponte, Recife possui várias outras pontes, por onde é possível fazer passeios de catamarã e barco. 

# 6 Igrejas 

Recife possui diversas igrejas com arquitetura barroca e é um dos principais pontos turísticos para quem realiza o turismo religioso. O estilo colonial riquíssimo em detalhes é símbolo de ostentação e poder da Igreja Católica. As igrejas mais procuradas são a Igreja da Madre Deus, Capela Dourada, Igreja de Nossa Senhora da Boa Viagem e a Cateral de São Pedro dos Clérigos. 

# 7 Rua da Aurora 

Às margens do Rio Capibaribe está a rua da moeda, uma das ruas mais coloridas do Recife. Sua arquitetura colonial é um convite para um passeio a pé, seja de dia ou à noite, com suas luzes amareladas. 

# 8 Casa da Cultura 

A Casa da Cultura é a antiga casa de detenção de Recife e é composta por dezenas de lojas pequenas de artesanato e funciona todos os dias.  

# 9 Mercado São José 

O mercado é o principal mercado público da cidade e oferece aos visitantes mais de 500 boxes que vende desde comidas típicas da região até artesanatos do estado inteiro. 

# 10 Instituto Ricardo Brennand 

O instituto foi criado por Ricardo Brennand, um importante empresário pernambucano, e está localizado no bairro da Várzea. O instituto é abrigo para o Castelo de Brennand, um dos maiores museus do Brasil, onde é possível encontrar dezenas de armamentos medievais, além de um acervo histórico e artístico nacional. O instituto também possui uma enorme biblioteca e bosques que agradam a todos os visitantes. 

São inúmeros atrativos para aproveitar a cidade do Recife de baixo ou zero custo. E você, já escolheu quais locais visitar? Conta pra gente.