Um dos mais recentes fenômenos do TikTok são as mulheres de presos, que compartilham sua rotina de solidão e as visitas a penitenciárias masculinas. Uma dessas jovens é Milka da Silva Melo, de 22 anos, já acumula mais de 100 mil seguidores na rede social e começou a divulgar seus vídeos em 2020, dois meses após o marido Tawander, de 23 anos, ser preso.
Em entrevista para a revista GQ, ela afirma que ficou muito surpresa com tanta repercussão. “Eu nem ia postar, foi uma simples postagem que eu nem imaginava que iria chegar onde chegou“, disse Milka, que trabalha como atendente em uma distribuidora de bebidas em Cariacica (ES).
@faixarosa8 E isso ne gente kkkkk ta otimo #diadevisita🔐🔓 #soltaopresoseujuiz #amoratrasdasgrades #mulherdepreso🔓🕊👫💍 #mulheresdepreso ♬ som original – Milka Melo
Leia também: [VÍDEO] Internauta viraliza ao preparar “refeições gourmet” para rato que vive na parede de sua casa
“Os seguidores foram aumentando, as visualizações também, fui conhecendo pessoas incríveis que se encontram no mesmo momento que eu“, continuou a jovem. “Sempre tão ali me motivando a postar mais coisas, falando o que elas passam, várias pedindo conselhos sobre essa vida que a gente leva, que não é fácil, infelizmente.”
Além disso, a atendente conta que não recebe qualquer ajuda dos parentes ou amigos de Tawander. “Desde que ele foi preso, a única pessoa que ficou do lado dele foi eu. De todas as pessoas que ele era rodeado quando tava aqui na rua, foi eu a única que não abandonou“, lamentou.
“Nessa vida a gente aprende muita coisa, né?! Quando você tá aqui fora, você tem mil pessoas te chamando pra fazer alguma coisa. Agora, quando você cai lá dentro, você pode esquecer, que todas essas pessoas somem. Essa é a realidade“, completou a jovem.
@faixarosa8 Partiu pra mais umaaaaa 😍👩🏻❤️👨🏻 #mulherdepreso🔓🕊👫💍 #mulheresdepreso #soltaopresoseujuiz #cantaliberdade #amoratrasdasgrades ♬ Nosso Alvará – Mc Diouro
Milka relata que recebe diversas perguntas sobre as regras do presídio. “‘Na unidade que você visita pode isso? Como? Aqui não pode’, esse tipo de coisa. É bem diferente a [penitenciária] daqui de outros lugares que eu sempre costumo ver. Aqui, não pode entrar jumbo, por exemplo. Quem dera se pudesse, estaria lá disposta a levar tudo“, garantiu.
“Onde eu visito, só pode entrar de [calça] legging, ou de vestido até o joelho, ou saia. E tem cores específicas, por exemplo, preto, vermelho e azul não pode entrar“, explicou a jovem em um vídeo publicado no início de outubro intitulado “arrume-se comigo para mais uma visita”.
@faixarosa8 A indecisa é ela kkkkkkkkkk vou deixar a “blusa” pra proxima. #arrumesecomigo #diadevisita #mulherdepreso #mulherdepreso🔓🕊👫💍 #soltaopresoseujuiz #amoratrasdasgrades ♬ som original – Milka Melo
Leia também: [VÍDEO] Homem é preso por furto duas semanas após dar entrevista reclamando de crimes na região
Ao ser questionada sobre como é se relacionar com alguém que está preso, Milka disse é “horrível” e “a pior parte é ter que saber lidar com a saudade”. A jovem revelou que sofre com insônia desde que Tawander foi detido e acorda repentinamente durante a madruga para admirar as fotos que imprimiu do marido.
“Saber que a gente não vai poder estar com a pessoa que a gente ama é horrível. Então, eu passo a semana esperando ansiosa pro dia da visita, pra poder abraçar, beijar, saber se aconteceu alguma coisa“, finalizou Milka.
@faixarosa8 A vida da mulher de preso não é facil kkk #mulherdopreso💏🔓 #soltaopresoseujuiz #mulheresdepreso #CaracaQueMequi #OPalcoETodoSeu #amoratrasdasgrades ♬ Rainha – MC Romeu
Amiga de Milka, Letícia Nascimento começou a postar os vídeos sobre o companheiro Matheus no início da pandemia, quando ele foi preso. “Ninguém postava, era eu e mais três meninas. Aí começou a viralizar da noite pro dia, quando eu fui ver já estava bombada“, relatou ela, que já tem 140 mil seguidores no TikTok.
“O pessoal é curioso né?! Quer saber da nossa vida. Minhas visualizações batem 12 mil só quando eu faço perguntinha. Eles querem saber né, por curiosidade, como é nossa vida, o presídio, o que a gente leva…“, disse, ao ser questionada sobre o motivo da popularidade. “Eu falei: ‘vamos quebrar o tabu, vamos fazer isso virar normal’, aí comecei a postar, postar, e ‘tô’ onde ‘tô’ hoje.”
@abencoada011 #mulherdepreso🔓🕊👫💍 #soltaopresoseujuiz #fy #liberdadepromeupresinho🤞❤ #cunhadasdosistema #fypage ♬ som original – 🌼 Letícia Nascimento
Leia também: [VÍDEO] Brasileiro preso em aeroporto reclama: “Estou com a mesma cueca faz seis dias”
Letícia tem 26 anos, é auxiliar de dentista e reside no município de Carapicuíba (SP), a quase 400 km de distância da penitenciária masculina de Balbinos, onde Matheus está preso. Por conta disso, ela precisa viajar durante seis horas de ônibus a cada 15 dias para visitar o marido, com quem casou à distância em agosto do ano passado.
“É bem cansativo, não vou mentir. Saber que eu vou pra lá tem uma força maior, mas não é fácil, ainda mais quando tudo se faz sozinha. Então é literalmente cansativo, fisicamente e psicologicamente, tem que viver um dia de cada vez porque não pode desistir“, explicou a jovem.
“Natal e ano novo pra mim é horrível, nossa, são as datas que eu menos gosto: aniversário, natal, ano novo. Não gosto. Eu só gosto do ano novo, pra falar a verdade, porque é menos um [de prisão], né?“, completou Letícia.
@abencoada011 #mulherdepreso🔓🕊👫💍 #soltaopresoseujuiz #liberdadevaicantar #liberdadevaicantar #fypシ゚viral #fyp #fypage #cunhadasdosistema #fy #diadevisita #diadevisita ♬ som original – 🌼 Letícia Nascimento
A terceira “mulher de preso” entrevistada pela reportagem foi Moline Pereira dos Santos, companheira de Gutierres, detido em fevereiro de 2020. Pouco tempo depois, as visitas ao presídio foram proibidas por conta da fase crítica da pandemia da COVID-19.
Conhecida como “Momo do Guti”, o vídeo mais famoso da jovem foi publicado em abril, onde ensina a preparar um “macarrão de preso”. “Esse vídeo pra mim é o meu xodózinho. Eu vou sempre falar do meu macarrão de preso, que é o que eu mando toda vez e ele ama, divide com os meninos que não tem visita lá dentro. Então imagina [preparar] uma cumbuca de 4 kg“, afirmou.
@moli_ne #publicidade Preparando a comida do meu amor 😍 #mulherdepreso🔓🕊👫💍 #diadevisita🙏💑❤ ♬ Só Ter Fé – Mc Diouro
A paulistana de 23 anos tem sua própria hipótese sobre os milhares de seguidores que conquistou nas redes desde que começou a postar sobre sua situação. “Quando comecei a postar era mais quando eu recebia uma carta dele, aí eu postava no Insta. Nisso que eu fui começando a postar, outras meninas começaram a se identificar e foi aí que eu não me senti mais sozinha “, começou.
“Foi onde eu achei o meu alívio porque a gente, mulher de preso, é muito sozinha. A gente quer conversar, só que a outra pessoa que tem uma vida normal não vai entender o que eu to falando, não vai entender a emoção de receber uma carta, de receber um e-mail [do companheiro preso]”, completou ela, em áudio para a revista GQ.
@moli_ne E vocês o que levaram esse final de semana? #ladoimpar🔐❣️👩❤️👨 #mulherdepreso🔓🕊👫💍 #soltaopresoseujuiz🕊🕊🔓🔐saudade #diadevisita🙏💑❤ ♬ Cheia de Manias – Raça Negra
Leia também: [VÍDEO] Homem foragido há 18 anos é preso após polícia identificá-lo através do Google Maps; veja a foto
“Ser uma pessoa sozinha olhar pro lado e não ter aquela pessoa que eu amo por perto é horrível. Acho que já falei isso, mas o que me tira do mundo da solidão são minhas irmãs e as meninas do Insta. As coisas ficam mais leves“, concluiu Moline.
O que você achou do relato das três mulheres?