Nesta sexta-feira (14), os apreciadores de arte que visitavam a Galeria Nacional de Londres, no Reino Unido, tiveram uma surpresa bem desagradável. Duas ativistas ambientais jogaram molho de tomate na pintura Girassóis, de Vicent Van Gogh, uma das obras mais famosas do artista holandês.
O quadro, feito em 1888, está avaliado em U$ 84,2 milhões, cerca de R$ 448,5 milhões na cotação atual. A ação foi movida pelo grupo ‘Just Stop Oil’, que exige que o governo britânico suspenda novos projetos de extração de gás e petróleo. As duas ativistas foram presas por crime de dano.
Veja o vídeo abaixo:
🥫 JUST STOP OIL SUPPORTERS CHOOSE LIFE OVER ART 🥫
🎨 Human creativity and brilliance is on show in this gallery, yet our heritage is being destroyed by our Government’s failure to act on the climate and cost of living crisis.#VanGogh #FreeLouis #FreeJosh #CivilResistance pic.twitter.com/gXXGLsi0ej
— Just Stop Oil ⚖️💀🛢 (@JustStop_Oil) October 14, 2022
Leia também: Anitta doa cachê gigante para ONG que combate pobreza nas favelas do Brasil; saiba quanto
Depois de jogar o molho de tomate na obra, as manifestantes se ajoelharam e colocaram as mãos na parede da pintura. “O que vale mais, arte ou vida? Vale mais do que comida? Do que Justiça? Vocês estão mais preocupados com a proteção de uma pintura ou a proteção do planeta e das pessoas?“, indagou uma das ativistas após o ato.
“A crise do custo de vida é parte da crise do custo do petróleo. Combustíveis não são inacessíveis a milhões de famílias famintas e com frio. Elas não podem sequer aquecer uma lata de sopa“, completou, antes de ser levada pela polícia.
Leia também: 12 ilusões de ótica que vão te fazer duvidar da sua própria mente
“A criatividade e o brilhantismo humano estão em exibição nesta galeria, mas nossa herança está sendo destruída pelo fracasso de nosso governo em agir sobre a crise climática e do custo de vida“, escreveu a conta do grupo no Twitter.
Você concorda com a ação das ativistas?