Quando pensamos no Peru é muito comum associarmos logo a Machu Picchu, a cidade perdida dos Incas, porém este país mostra que é bem mais que isso. Com uma variedade grande de paisagens, o Peru oferece destinos únicos. Aqui nesta matéria ajudaremos você a montar um roteiro de 7 dias para conhecer os melhores lugares. Óbvio, não seria humanamente possível conhecer todo o país durante esses poucos dias, já que o passeio merece ser feito com calma, mas iremos fazer o possível para criar o melhor roteiro para você aproveitar o país dos Incas. 

# Dia 1 – Lima

Ao início da trip, conhecer a capital peruana não é nada mal. A cidade que contém um centro histórico tombado pela UNESCO, conta com atrativos como o passeio ao Palácio do Arcebispo, o Convento de São Francisco e também o Palácio do Governador que estão concentrados aos arredores da Plaza Mayor.

Na capital também é possível conhecer o Parque del Amor e o Parque Kennedy, passeios incríveis para levar as crianças ou até mesmo o seu par romântico. Como não podíamos deixar de mencionar a gastronomia de primeira, a nossa dica para janta é escolher um bom restaurante e deliciar-se no clássico ceviche, um prato tradicional. 

# Dia 2 – Lima – Cusco

Ao chegar em Cusco, é importante primeiro se habituar a altitude elevada. A cidade que está a 3.400 metros de altitude dispõe de um Centro Histórico com diversas igrejas e praças, como a ‘Iglesia de la Companía de Jesus’ e a Catedral de Santo Domingo, que estão na ‘Plaza de Armas’.

Se ainda tiver energia, uma excelente opção é conhecer o bairro de San Blas, que possui uma arquitetura maravilhosa e bastante colorida, onde é possível encontrar diversas lojinhas de artesanatos e diversos restaurantes.

# Dia 3 – Cusco

A dica é iniciar um tour pelas relíquias arqueológicas da cidade ao meio dia e em seguida seguir para os pontos mais visitados, como ‘Qorikancha’ (Templo do Sol) e o ‘Sacsauhuamán’ (antigo forte inca). Caso ainda tenha tempo, a cidade conta com diversos museus, sendo a nossa indicação o ‘Museu de Arte Precolombino’.

# Dia 4 – Cusco – Valle Sagrado – Machu Picchu

No quarto dia você partirá em direção às paisagens mais famosas do Peru. Durante a primeira parada, em ‘Pisac’, é possível aprender sobre o processo sofisticado de produção agrícola utilizado pelos incas. Em seguida o próximo destino é em ‘Ollantaytambo’, onde é possível encontrar o Templo do Sol. O guia contratado contará as histórias sobre o processo hidráulico, sobre as fortalezas militar e a forma de armazenamento de alimentos utilizado pelos incas. A cidade inca é a mais antiga e melhor preservada, sendo os povos residentes dela, descendentes direto desses povos.

A partir desta cidade será necessário pegar um trem com destino ‘Águas Calientes’, uma pequena cidade que não há muito o que fazer, mas serve como base para quem visita Machu Picchu. 

# Dia 5 – Machu Picchu – Cusco

Não espere o dia amanhecer para sair da cama, para garantir uma vaga no primeiro ônibus que sai da pequena cidade em direção a Machu Picchu é preciso acordar ainda de madrugada. Machu Picchu é certamente um dos lugares mais únicos do mundo. Nossa recomendação é: conheçam o máximo que conseguir, caminhe, faça trilhas, explorem os mirantes e se possível, caminhe até a ‘Puerta del Sol’. Caso ainda exista disposição e tempo, uma excelente opção é fazer uma caminhada pela montanha ‘Huayna Picchu’.

Veja também: Saint Malo e suas ondas gigantes; entenda o que atrai os turistas para esta cidade medieval francesa

# Dia 6 – Cusco: Valle Sagrado

Nesta altura do campeonato, você já estará mais que convencido que os povos incas estavam muito à frente do seu tempo, pois certamente terá conhecido sobre a agricultura, arquitetura, astrologia e outras ciências destes povos. Ao início do passeio, é possível visualizar as ‘Salineras de Maras’, onde conta com aproximadamente 4 mil poços de extração de sal. O lugar incrível ainda hoje está em funcionamento.

Seguindo, as ‘Ruínas de Moray’ são uma das mais importantes construções Inca, que são gigantescos terraços em formatos circulares em que é possível aproveitar de diversos microclimas, permitindo o plantio de diversos tipos de alimentos.

# Dia 7 – Cusco (Rainbow Mountain ou Laguna Humantay)

Ao longo do último dia você terá que escolher entre dois passeios incríveis. O primeiro é a famosa ‘Rainbow Mountain’, ou conhecida como Montanha Colorida. Para chegar em seu topo é preciso caminhar por 5.000 metros. Caso haja disposição ainda, não hesite.

Uma outra opção para o último dia também é preciso passar por uma trilha bastante cansativa, mas o cenário da ‘Laguna Humantay’ vale totalmente a pena, quando você conhece a vista. Certamente, o lago formado pelo degelo da neve das montanhas, formam um dos mais belos cenários naturais da América do Sul.

E aí, ficou com vontade de conhecer este país incrível? Conta pra gente.