Neste domingo (16), morreu aos 109 anos, Doña María Salud Ramírez Caballero. Ela ficou conhecida internacionalmente por inspirar a criação da personagem Mamá Coco, no filme Viva – A Vida é uma Festa, da Dinsey. A notícia foi confirmada por Roberto Monroy, secretário de turismo do estado mexicano, por intermédio do jornal espanhol El País. Ele lamentou em nota dizendo que María Salud Ramírez foi uma mulher “incansável” e um “exemplo de vida”.
Nascida em 1913, María Salud acabou não tendo o devido reconhecimento da indústria. Isso porque a Pixar chegou a confirmar que percorreu por diversas cidades do México pesquisando e documentando, para compor personagens do filme, tendo como premissa as tradições do Dia dos Mortos. Porém, o jornal lembra que desde 2017 os familiares de Caballero, em especial sua neta Paty, buscaram contato com os produtores para que reconhecessem que tinham se inspirado nela – algo que não chegou a acontecer. “Pessoas na cidade nos disseram que a fotografaram na praça, a igreja e algumas ruas que apareceram no filme”, revelou à reportagem.
Desde a estreia, Doña María, passou boa parte de seus dias sentada em uma cadeira de rodas ao lado de um enorme cartaz de filme. Os turistas de todo o mundo que passavam pela cidade de Santa Fe de la Laguna se enfileiravam para tirar uma foto com ela em troca de alguns pesos.
Veja a seguir: Ator do filme ‘Cidade de Deus’ revela em entrevista como está atualmente: “Morador de rua famoso, não rico”
Já assistiu ao filme ‘Viva – A Vida é uma Festa’?