O café é um dos mais valiosos produtos primários do mundo. A história do Brasil é muito marcada pela produção, consumo e comercialização do grão. O Brasil é considerado o maior produtor e também possui o segundo maior mercado consumidor.

Se você não dispensa um bom café, conheça 5 rotas que oferecem experiências maravilhosas para seus visitantes, que vai desde o cultivo, produção, comercialização e consumo deste grão valioso, lembrando sempre da sua história e cultura.

# 1 – Minas Gerais 

O sul do estado de Minas Gerais é um dos melhores lugares do Brasil para o cultivo do café. A altitude, bem como o clima ideal oferecem aos produtores condições para obtenção de um grão de qualidade. O melhor período para conhecer a região é entre os meses de dezembro a fevereiro e de junho a agosto, que são as épocas que ocorre o crescimento das sementes. 

A rota dos cafezais é patrocinada pela Unique Cafés e oferece aos turistas muito conhecimento sobre a cultura do café, além, de claro, oferecer degustação com aquele pão de queijo caseiro bem quentinho. 

# 2 – Santos 

No centro histórico de Santos é possível conhecer o famoso Museu do Café. Este espaço, é um dos mais importantes para os amantes de café, já que o local ajuda a contar a história do café no Brasil. Tombado pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) em 2009, neste museu são encontrados os primeiros documentos que registram sobre a história do grão no Brasil, desde as suas primeiras plantações. 

# 3 – Rio de Janeiro 

Um dos lugares mais agradáveis e com aquele clima de interior é o Vale do Café. Na década de 60 o local produziu cerca de 75% do café consumido no mundo. Neste período o Brasil foi líder na sua produção e exportação. São 15 municípios que compõe o Vale do Café, como Rio das Flores, Engenho Paulo de Frontin e Paraíba do Sul. Nesta rota é possível conhecer antigas fazendas de café, casas grandes, senzalas e muitos outros patrimônios históricos preservados. 

Veja também: Dicas do que você precisa saber antes de ir para a Nova Zelândia

# 4 – Ceará 

A Rota do Café Verde tem o seu início no município de Baturité, na estação ferroviária. Lá está o Museu Municipal e é possível visualizar casas antigas, sítios e muitas paisagens incríveis. Ao longo da rota, encontra-se os sítios produtores do grão, que para os turistas é possível conhecer os cafezais com o processo de plantação sombreada, produção, torragem e, principalmente participar da degustação do café local.

# 5 – São Paulo 

A riqueza do estado de São Paulo deve muito à produção do café durante o período colonial. As condições climáticas ideais para a produção do grão, deixou heranças ao longo de todo estado. Em diversas localidades é possível fazer o turismo cultural e rural deste insumo que é uma das nossas maiores riquezas, como Fazenda Santa Cecília, em Cajuru e Fazenda Nova, em Mococa. 

E aí, ficou interessado em conhecer um desses locais? Conta pra gente.