Nessa semana, a atriz María Antonieta de las Nieves, que ficou conhecida por viver Chiquinha em ‘Chaves’, vem recebendo uma enxurrada de críticas no México, onde vive. Ela está sendo acusada de racismo e homofobia após dar uma declaração polêmica envolvendo sua personagem na série que marcou a infância dos brasileiros.

Em uma entrevista coletiva, María Antonieta afirmou que fica chateada quando outras pessoas fazem imitações de Chiquinha com uma conotação sexual. A crítica da atriz de 71 anos foi direcionada principalmente ao peruano Alex Brandon, que, segundo ela, a imita em boates gays e faz “danças eróticas” com a personagem Chilindrina Huechana.

Leia também: [VÍDEO] Durante conversa com Bial, Viola Davis relata ter sofrido racismo por brasileira no passado: “Não gostava de negros”

Que coisa feia, imagine que uma Chiquinha no Peru, com cerveja na mão e fazendo uma dança difícil de acreditar, quase diria erótica. É um menino que não é menino, mas uma menina que acha que Chiquinha é fatal“, disparou ela.

María Antonieta também foi acusada de racismo ao reclamar da performance de uma mulher negra. “Fizeram um concurso onde apareceram seis Chiquinhas brancas, inclusive uma de cor. Não tenho nada contra os negros, o que tenho contra é que me imitam como Chiquinha com a capa de minhas fotos e meu logotipo“, completou a atriz.

Confira o vídeo em espanhol abaixo:




Leia também: [VÍDEO] Parque Vila Sésamo é denunciado por racismo após personagem ignorar crianças negras

Os internautas não aprovaram nada a declaração de María Antonieta. “Alguém dá o remédio para a vovó, já está na hora de dormir“, debochou um usuário. “Ninguém mais assiste Chaves. Enquanto isso, Chiquinha e Kiko se apropriaram dos personagens de Roberto Gomez [ator de Chaves e criador da série], dá ver o quão limitados eles são como atores“, opinou outro.

Qual sua opinião sobre a fala de María Antonieta de las Nieves?