O iraniano Amou Haji morreu aos 94 anos nesta terça-feira (25). O anúncio veio diretamente da imprensa oficial do Irã. Ele era conhecido como “o homem mais sujo do mundo” e não tomou banho por 60 anos, por medo de ficar doente. Foi informado que alguns moradores do vilarejo de Dejgah, na província de Fars (sul do Irã), o convenceram a se limpar alguns meses antes de morrer.

De acordo com os moradores do vilarejo, Amou Haji passou por “contratempos emocionais em sua juventude” e desde então, se recusava a se lavar. Um documentário curta-metragem como o título “A Estranha Vida de Amou Haji” com a história de sua vida, foi lançado em 2013.

O iraniano acreditava que a limpeza trazia doenças. Ele vivia isolado na aldeia Dejgah. O último recorde de maior tempo sem banho era de 38 anos, e pertencia a Kailash Singh, um indiano de 66 anos. Haji odiava o contato com a água e todos os anos fugindo do chuveiro trouxeram consequências, deixando ele da cor da terra. Ele conseguia se camuflar completamente com o ambiente e se ficasse muito quieto, podia ser confundido com uma estátua.

Não era só do banho que Haju fugia. Sua alimentação e água vinham de maneira diferente. Ele preferia uma farta porção de carne de porco-espinho podre e bebia 5 litros de água por dia para fins de saúde, mas somente aquelas que vinham numa grande lata de óleo enferrujado. O iraniano também gostava de encher seu cachimbo de fezes de animais, ao invés de tabaco.

Veja a seguir: Morre aos 109 anos senhora que inspirou a personagem ‘Mama Coco’ em filme da Disney

Qual maior tempo que você já ficou sem tomar banho?