No estado do Espírito Santo, na cidade de Ibiraçu, encontra-se o primeiro Mosteiro Zen da América Latina. O local, considerado sagrado, foi fundado no ano de 1974 pelos mestres Ryohan Shingu, Renpo Niwa Zenji e Ikko Narazaki.
O mosteiro foi construído no Morro da Vargem e esta região, por si só, já é bonita, embora estivesse passando por um intenso processo de devastação. Existiam apenas alguns resquícios de vegetação em uma área que já foi totalmente coberta pela Mata Atlântica.
Inicialmente os templos funcionavam em casebres cobertos com lascas de árvore, madeira e palha de palmeira. Tudo era feito sob a luz de lamparinas e o seu acesso era muito difícil por ter trilhas muito íngremes e cheias de buracos.
Veja também: Os cenários mais encantadores no Castelo dos Vinhais, em São Paulo
Hoje a atividade no mosteiro é diária e, graças às tradições dos antigos mosteiros japoneses, milhares de árvores foram plantadas, com o intuito de recuperar a mata original. Hoje, diversos grupos escolares, visitam suas trilhas e participam dos diversos programas de educação ambiental.
No dia-a-dia, o mosteiro tem uma rotina com bastante disciplina e visa buscar equilíbrio e leveza para quem frequenta os espaços. Com muito bom humor, os monges interagem com seus visitantes e passam adiante os ensinamentos do ‘Zen’, sem dogmatismos ou misticismos.
E aí, ficou interessado em conhecer este lugar incrível? Conta pra gente.