No último sábado (12), clientes que estavam na Renner localizada no Shopping Madureira, na zona norte do Rio de Janeiro, filmaram o momento em que uma mulher negra foi abordada no provador por uma funcionária da loja. Nas imagens, a vítima, Awdrey Ribeiro, aparece visivelmente indignada após a equipe do estabelecimento pedir que ela mostre o que tem em sua bolsa, sugerindo que a mulher tivesse roubado um casaco.
O caso repercutiu rapidamente na manhã de domingo (13). Procurada pelo GLOBO, para dar mais informações, a empresa nomeou o episódio como “inaceitável” e informou que a funcionária que fez a abordagem com falsa acusação “já não faz mais parte do quadro de colaboradores da companhia”.
Assista:
▶️Racismo: funcionária da Renner acusa mulher negra de roubar roupas
Caso ocorreu na loja Renner do Shopping Madureira, no Rio de Janeiro. De acordo com a Renner, funcionária foi demitida
Leia: https://t.co/7kaKUcdyzG pic.twitter.com/bagGyXVG1v
— Metrópoles (@Metropoles) November 13, 2022
No vídeo, a vítima afirma que a funcionária pediu sua bolsa e pediu pra ela devolver algo que supostamente havia roubado da loja. Outras clientes confirmaram a versão da vítima. Uma mulher afirmou que aquele tratamento foi dado em função da cor da pele da jovem acusada.
“Minha prima estava no provador da Renner quando de repente entrou uma funcionária coagindo ela, empurrando na parede, mandando ela tirar tudo que ela ‘pegou’. Ela assustada abriu a bolsa perguntando se era do casaco que a mulher estava falando. Ela disse que o casaco era da Redley, a mulher disse que ‘não’, que era da Renner e que ela havia roubado”, escreveu Julliana Costa, prima da vítima, que também estava na loja.
Veja também: [VÍDEO] Seu Jorge sofre racismo durante show e se pronuncia: “Presenciei ódio”
A empresa enviou um comunicado reforçando que a “abordagem realizada foi totalmente inadequada e não está alinhada aos valores da Lojas Renner”. O estabelecimento também deixou claro que a funcionária foi demitida.
Leia o comunicado na íntegra:
O episódio ocorrido no Madureira Shopping é inaceitável. A abordagem realizada foi totalmente inadequada e não está alinhada aos valores da Lojas Renner, por isso a colaboradora responsável já não faz mais parte do quadro de colaboradores da companhia. Nos sensibilizamos, lamentamos profundamente o ocorrido e daremos apoio à cliente, nos colocando à sua disposição.
Veja a seguir: 7 famosos que já foram acusados de racismo
A Lojas Renner deve sofrer algum tipo de penalidade por conta da ex-funcionária?