O filme ‘Enola Holmes 2’ que já está disponível na Netflix já se tornou um grande sucesso, bem como o primeiro filme. A história da irmã mais nova de Sherlock Holmes que é interpretada pela brilhante atriz Millie Bobby Brown conta detalhes interessantes do famoso detetive britânico.
O personagem foi criado pelo escritor inglês Sir Arthur Conan Doyle, porém, muitas pessoas não sabem como surgiu. O personagem foi inspirado em um professor de uma universidade escocesa, o Dr. Joseph Bell. O professor que nasceu no ano de 1837, se formou na universidade que anos depois se tornara professor, a Universidade de Edimburgo.
O cirurgião foi médico particular da icônica Rainha Vitória, no período que ela viveu na Escócia. Além de exercer a profissão de médico, ele também era especialista em botânica e era poeta. Porém, o que chamou a atenção do escritor que se inspirou no professor, era a capacidade de análise do Dr. Joseph. De acordo com Conan Doyle, a habilidade de observação do professor em distinguir se um homem era soldado ou marinheiro, simplesmente pela sua forma de andar, era uma das suas muitas habilidades.
Veja também: Museu Frida Kahlo, um lugar com muitas cores e histórias
O personagem Sherlock Holmes não possuiu apenas as características intelectuais inspiradas no Doutor, mas também tinha o fenótipo muito parecido, como a forma de andar e o nariz e queixo angular.
Quem conheceu o Dr. Joseph Bell, conseguia perceber a semelhança com o personagem Sherlock. Um famoso escritor escocês, que conseguiu perceber a referência do personagem com o Dr. Joseph, foi Robert Louis Stevenson.
E quanto ao personagem Dr. Watson, podemos dizer que foi inspirado no próprio autor Conan Doyle. Ele foi assistente do professor durante a formação em medicina. Então, acredita-se que Dr. Watson, como era o próprio autor, assistente do Dr. Bell. Em um outro artigo de 1938, um jornal disse que o personagem Watson tinha sido baseado em um médico osteopata, nascido na Escócia.
A personagem Enola Holmes, a qual falamos inicialmente, não foi uma criação do brilhante Sir. Arthur Conan Doyle foi criada pela autora norte-americana, Nancy Springer. A personagem criada em 2006, é, portanto, a irmã mais nova de Sherlock e Mycroft Holmes.
E aí, gostaram de saber essas curiosidades? Conta pra gente.