Após a polêmica envolvendo a restrição de consumo de bebidas alcóolicas no Catar, o país árabe está sendo criticado pelo preço da cerveja. Um único copo de 500 ml da marca Budweiser, patrocinadora oficial do mundial, está saindo por 13 dólares ou 51 reais catarianos, cerca de 73 reais na cotação atual.

O valor é mais do que o dobro cobrado na Copa da Rússia, em 2018, quando a bebida custava 6 dólares, 21 reais na cotação daquele ano. O aumento também é chocante quando comparado com a última competição da Fifa realizado no país, o Mundial de Clubes de 2019, onde meio litro de cerveja era encontrado por 6,50 dólares, R$ 26,65 na época.

Leia também: [VÍDEO] Luísa Sonza faz protesto pelo direto de pessoas LGBTQIA+ no Catar, sede da Copa do Mundo 2022

Embora o consumo de álcool tenha sido liberado, os torcedores terão lugares e horários específicos para beber. A comercialização será aberta junto com os portões dos estádios, 3 horas antes de cada partida, e será cessada 40 minutos antes do começo da partida, sendo liberada novamente com o apito final, mas durante apenas uma hora.

Além disso, o governo do Catar colocou uma limitação de 4 copos por torcedor, que só poderá consumir a bebida nas tendas da Fifa, chamadas de fan fest, e nos arredores das oito arenas. Dentro dos estádios, apenas a cerveja sem álcool será vendida, custando R$ 44.

Leia também: Relações casuais no Catar durante a copa podem levar os envolvidos até 7 anos de prisão: “Todos devem manter a cabeça no lugar”

As leis do pais árabe determinam a proibição do consumo de bebidas alcóolicas para os moradores que praticam a religião do islamismo, ainda mais em lugares públicos. Andar pelas ruas aparentando estar embriagado pode até mesmo causar uma abordagem policial.

O que você achou dos preços da cerveja no Catar?