A astronomia é a ciência que estuda os fenômenos celestes, porém não precisa ser um cientista para gostar de apreciar o espaço. A nós, basta apenas nos afastarmos das luzes da cidade grande e olhar para cima em uma noite estrelada. O período para apreciação dos astros é o inverno, em dias preferencialmente secos e frios. A quantidade de nuvens menor, torna o céu mais limpo e observável.
Pensando nos amantes dos astros, separamos 5 destinos localizados aqui no Brasil, para visualização das estrelas e outros corpos celestes.
# 1 – Chapada dos Veadeiros (GO)
O parque que fica no interior de Goiás preserva grandes áreas de natureza intocada. Por estar distante das luzes das cidades, o destino é muito bom quando o assunto é ‘astroturismo’. Com um céu extremamente limpo e estar em uma região sem poluição, é possível visualizar as estrelas com bastante precisão.
# 2 – Parque Pico das Cabras (SP)
Embora o parque fique apenas a 30km de Campinas, o pico está a 1.080 metros de altitude. O local ainda tem um atrativo interessante que é o MAAS (Museu Aberto de Astronomia), em que é possível visualizar os astros tanto a olho nu, quanto utilizando um telescópio.
# 3 – Pedra da Macela (RJ e SP)
Na região de divisa dos estados de SP e RJ, a Pedra da Macela não é apenas um lugar de uma natureza incrível e exuberante e uma vista para a baía de Paraty, no local que está a quase 1.900 metros de altitude possui um céu digno de filme. Muitas pessoas dizem que a experiência é tão surreal que é quase possível “pegar as estrelas com a mão”.
Veja também: Cinegrafista amador registra OVNI no Chile
# 4 – Parque Nacional de Itatiaia (SP, MG e RJ)
O parque localizado na Serra da Mantiqueira, é um local muito procurado para a prática do montanhismo. Além disso, a região se destaca no Sudeste, como um dos destinos mais interessantes para a prática do astroturismo.
# 5 – Parque Estadual do Desengano (RJ)
O local é o único na América Latina a conseguir o certificado Internacional de ‘Dark Sky Park’. Localizado no Norte do estado, onde os municípios possuem baixa densidade demográfica e o índice de poluição é baixo, o local é um excelente lugar para observar os astros durante a noite, além de ser uma região reconhecida por ser uma área prioritária para a conservação da biodiversidade das aves.
E aí, já sabe para onde será a sua próxima trip? Conta pra gente.