Ester Santos é uma jovem de 20 anos que trabalha como gari. Ela viralizou por compartilhar sua rotina de trabalho nas ruas de Juazeiro do Norte, no Ceará, ficando conhecida nas redes sociais como “Garigata”. “Quero mostrar para as pessoas que, independente do trabalho que você faça, não deve sentir vergonha”, motivou a influencer, que adora mostrar seu dia a dia na limpeza com seus milhares de seguidores pela web.




Ester relatou que busca mudar a mente das pessoas sobre a profissão que exerce e que hoje ajuda a garantir o sustento de sua família. Ela possui quase 80 mil seguidores em seu Instagram e deseja que meninas como ela “abram os olhos” e vejam o quão importante é buscar a independência financeira, não importa o emprego que consiga. Através de uma entrevista com o BHAZ, a jovem contou que o apelido de “garigata” veio da própria empresa em que trabalha, quando seus colegas de coleta passaram a lhe chamar dessa forma, como forma de elogio e que acabou “pegando”.

Veja também: Relembre a história do ‘Mendigo Gato’ de Curitiba que teve sua vida transformada

Vida financeira

Foi uma amiga de Ester que ajudou ela a conseguir o emprego como gari. Antes disso, a influencer passava muitas dificuldades financeiras para cuidar de seu filho Miguel, de cinco anos. Com o dinheiro que recebe hoje, ela ajuda a mãe e compra as coisas essenciais para o pequeno. A ideia de compartilhar a rotina de gari também partiu dessa mesma amiga. Assim, Ester viu uma maneira de inspirar outras jovens a trabalhar e não depender sempre de terceiros para conseguir as coisas que deseja.

“Quero que meninas jovens como eu abram os olhos e vejam que ser independente é algo maravilhoso. Quero que elas se inspirem em mim e comecem a trabalhar, ao invés de depender dos outros”, afirmou.




Questionada sobre seu trabalho, Ester diz que lida com mensagens preconceituosas diariamente. “É uma experiência boa e ruim. O ruim são as críticas de algumas pessoas, que acham que a gente que trabalha como gari, não tem estudo. Acham que somos analfabetos, mas eu tenho meus estudos sim”, comentou a jovem. “Muitos passam por mim e mandam eu ir estudar, procurar outro emprego”, continuou Ester que é gari há quase 4 anos.

Planos futuros

Apesar dos comentários negativos, Ester tem criado uma reputação sólida nas redes sociais e tem ganhado apoio de seus seguidores. Em um vídeo publicado no início do mês, onde ela brinca sobre ser sustentada por ela mesma, já tem mais de 350 mil curtidas. Os próximos planos da “Garigata” envolvem política. Ela deseja se tornar vereadora para “correr atrás dos direitos trabalhistas e poder ajudar os garis que sofrem sem alguns direitos”. Com toda sua carisma e fama que vem crescendo cada dia mais, Ester deve conseguir realizar seus planos e embargar numa nova fase de sua vida.




Veja a seguir: Gari que foi demitido por vídeo viral nas redes sociais recebe ajuda de internautas; veja o vídeo

Conhecia a “Garigata”?