No último domingo (20), ocorreu a abertura da Copa do Mundo no Qatar. Além da data ser bastante incomum, visto que o evento costuma ser realizado entre junho e julho, os torcedores que acompanharão de perto as partidas do mundial também terão que se adaptar às leis rígidas do país sede. Embora a Copa do Mundo seja sinônimo de festa e liberdade, as leis do Qatar podem acabar pegando alguns turistas de surpresa. A nação do Oriente Médio é bem conservadora e proíbe até mesmo demonstrações de afeto entre casais em locais públicos. Mesmo que seja um simples beijo, pode ser mal visto e considerado desrespeitoso.

1 – Homossexualidade

Como foi dito, o Qatar é extremamente conservador e tem como base a lei islâmica que considera a homossexualidade ilegal. Sendo assim, casamento entre pessoas do mesmo sexo é algo proibido e considerado crime com pena de 8 anos de prisão ou até mesmo morte sob a “sharia”, conjunto de leis islâmicas que rege o país.

2 – Roupas das mulheres

O Qatar segue um código de vestimentas bem rígido seguindo as tradições islâmicas. As mulheres devem se cobrir do pescoço aos calcanhares. Por ser o país sediando a Copa, eles buscam ser mais flexíveis com os visitantes, mas para evitar olhares desconfortáveis é aconselhável não usar roupas decotadas, com ombros à mostra, nem shorts e saias curtos. No cotidiano, as mulheres catarenses vestem a abaya, um vestido comprido de manga longa, e o hijab, espécie de lenço na cabeça, os dois normalmente na cor preta.

3 – Vítimas de violência sexual na cadeia

Uma das leis mais chocantes que existe no Qtar é que eles processam por adultério vítimas de violência sexual, com pena de 100 chibatadas e 7 anos de prisão. Foi o que aconteceu com a mexicana, Paola Schietekat, que trabalhava como economista numa entidade organizadora da Copa do Mundo, após denunciar ter sido vítima de estupro em 2021. Paola, que se converteu ao islamismo ainda na infância, levou exames e fotos que comprovavam a violência sexual e física, mas a polícia alegou que “não havia câmeras para verificar se o ataque ocorreu” na casa dela. Ela conseguiu sair do país antes de ser punida, mas conta que a Justiça não foi feita e seu agressor permanece livre e nem chegou a ser acusado.

Veja a seguir: Governo do Qatar muda regras e proíbe cerveja nos estádios onde ocorrerá a Copa do Mundo

4 – Bebidas alcoólicas

Beber ou estar embriagado em locais públicos no Qatar é crime e pode render punição em chibatadas. Para poder consumir bebidas alcoólicas, vendidas apenas em alguns bares, mercados autorizados e poucos restaurantes é preciso ter uma autorização especial, que varia de acordo com a renda. Há um limite de compra que equivale a uma parcela da renda de quem for autorizado. Nos hotéis, que sediarão as festas da Copa, o consumo é liberado, mas o preço segue sendo muito alto.

5 – Carícias em público

O código penal do Qatar é bastante rigoroso e considera beijos, abraços e até apertos de mãos entre pessoas de sexos opostos como gestos indecorosos. Para nós, brasileiros, que estamos tão habituados ao toque, talvez esse seja uma das normas mais difíceis de seguir. Atos libidinosos são punidos com encarceramento e chibatadas. A regra também vale para estrangeiros.

6 – Sexo antes do casamento

Hotéis no Qatar podem recusar hospedar casais que ainda não tenham oficializado o matrimônio, de acordo com a Embaixada. O casal deve andar com sua certidão de casamento para provar que são casados, do contrário, devem dormir em quartos separados e bem distantes.

Veja a seguir: Copa do Mundo no Catar terá o copo de cerveja mais caro da história; saiba quanto

Conhecia essas leis e proibições?