Além de exibir variadas paisagens de tirar o fôlego, o Brasil possui dezenas de formações rochosas que dão a impressão de terem sido esculpidas por seres humanos, seja por causa do seu formato ou até mesmo a sua composição. Veja a seguir, 7 dessas formações e onde cada uma se encontra.

# 1 – Pedra do Cão Sentado (Nova Friburgo – RJ) 

Esta pedra é o cartão postal da cidade e mede um total de 111 metros. É o pico mais alto da região e está dentro do Parque Ecológico do Cão Sentado. O parque ainda dispõe de diversos atrativos, como: trilhas, cavernas, grutas e cachoeiras.

# 2 – Pico do Itabira (Cachoeiro de Itapemirim – ES)

O pico é um rochedo de 715 metros de altura e está no Parque Municipal do Itabira. O pico que também é símbolo da escalada no estado, tem um formato de ‘dedo’ indicador apontando para o céu.

# 3 – Pedra da Galinha Choca (Quixadá – CE)

A Pedra da Galinha Choca está no município de Quixadá e é muito procurado por praticamente de esportes aéreos radicais. Muitas pessoas aproveitam a região para fazer práticas de trekking, rapel, montanhismo e off-road.

Veja também: O que fazer no Peru por 7 dias: dicas de roteiro

# 4 – Pedra da Gávea (Rio de Janeiro – RJ) 

Esta formação rochosa chama atenção pelo seu formato de ‘rosto’ em um dos lados. Ela está localizada no Parque Nacional da Tijuca e é a maior “montanha a beira mar” do Brasil. Acredita-se que os fenícios talharam o rosto na rocha, já que são encontradas inscrições fenícias próximo à “testa”.

# 5 – Dedo de Deus (Serra dos Órgãos – RJ)

O nome por si só já é autoexplicativo. Com o formato de “dedo indicador” apontando para o céu, a formação rochosa está a 1692 metros de altitude e está na Serra dos Órgãos, entre as cidades fluminenses de Teresópolis, Guapimirim e Petrópolis.

# 6 – Vale da Lua (Chapada dos Veadeiros – GO)

Esta, sem dúvidas, é uma das formações rochosas mais diferentes do Brasil. Não é um pico, como vimos anteriormente, mas sim uma rocha que foi esculpida pelas águas do Rio São Miguel. Como em sua superfície existem centenas de crateras, a paisagem dá a impressão da superfície lunar. Na região os turistas podem se banhar nas suas piscinas naturais.

# 7 – Pedra Furada (Serra da Capivara – Piauí)

A formação rochosa que vemos é de um furo gigante entre os seus imensos paredões. Está localizado no Parque Nacional da Serra da Capivara, é um dos mais importantes sítios arqueológicos do Brasil. Existem vestígios de atividade humana na região há pelo menos 50 mil anos.

E aí, qual deles você mais achou interessante? Conta pra gente.