Ter chips cerebrais pode parecer ideia de filme ou algo para um futuro muito longe, mas está mais perto de acontecer do que você imagina. Na última quinta-feira (31), o empresário Elon Musk, CEO da SpaceX, declarou que a iniciará os testes do dispositivo em humanos nos próximos seis meses.
Fundada pelo bilionário em parceira com outros oito empresários, a Neuralink é uma sociedade comercial neurotecnológica que está desenvolvendo um chip que, teoricamente, permite a interação do cérebro com um dispositivo eletrônico externo. “Tenho certeza que em até seis meses o primeiro aparelho da Neuralink será experimentado em um ser humano“, afirmou.
Leia também: Homem tatua nome de Elon Musk na testa com intenção de ganhar viagem para Marte
Testes em porcos e em macacos já foram realizados, o que gerou bastante controvérsia entre os neurocientistas e pesquisadores do ramo. A Food and Drug Administration, que atua como uma espécie de Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) dos Estados Unidos, ainda não se pronunciou sobre o caso polêmico.
“Queremos ser extremamente cuidadosos e ter certeza de que funcionará bem antes de colocar um dispositivo em um ser humano, mas acho que submetemos a maior parte de nossa papelada ao FDA e achamos que provavelmente em cerca de seis meses poderemos ter nosso primeiro Neuralink em um ser humano“, declarou Musk para a agência de notícias Reuters.
Leia também: Filha trans de Elon Musk quer trocar de sobrenome para cortar relação com o pai bilionário
O empresário afirma que o objetivo da Neuralink é permitir que pessoas com deficiências motoras e cognitivas possam se comunicar e se mover. “Mesmo que alguém nunca tenha tido visão, nunca, como se tivesse nascido cego, acreditamos que ainda podemos restaurar a visão“, explicou ele durante a última apresentação pública da empresa, ainda em 2021.
Veja a apresentação do chip abaixo:
O que você acha dos chips cerebrais?