Quem não se lembra do hit ‘Tá tranquilo, tá favorável’, de MC Bin Laden? O sucesso da canção foi tanto que a EA Sports, empresa criadora da série de jogos de futebol ‘Fifa’ usou a coreografia da música em uma das comemorações de gol dos jogadores. No entanto, o dono da canção revelou que a produtora não pediu autorização para usar o hit.
Veja a comemoração no jogo abaixo:
Leia também: FIFA 22 comete deslize e erra foto do brasileiro Kayky no jogo
Durante sua participação no podcast ‘G1 ouve’, ele explicou que entrou com uma ação contra a EA Sports no Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) para reaver seus direitos. MC Bin Laden pede R$ 60 mil por danos morais e outros R$ 60 mil por danos materiais pelo uso da coreografia sem autorização prévia.
“Eles [a EA Sports] colocaram no jogo o passinho ‘Tá tranquilo, tá favorável’. Em outros games eu recebi e fui pago de tudo que havia sido vendido, mas do FIFA não“, revelou o artista. “Pô, FIFA, paga o MC Bin Laden. Vocês têm dinheiro, ‘tão’ fazendo a Copa no Catar. Tá tudo caro, lá“, brincou o apresentador em resposta.
Confira o trecho no vídeo abaixo:
O dono do hit não é o único artista brasileiro que entrou com um processo contra empresa de games por uso indevido de imagem. De acordo com o G1, existem mais de mil ações em trânsito na justiça de jogadores de futebol pedindo indenização após aparecerem em jogos sem autorização.
No entanto, MC Bin Laden não sabe quando seu processo ganhará uma sentença definitiva devido à uma decisão de Paulo de Tarso Sanseverino, ministro do Superior Tribunal de Justiça. Em dezembro de 2021, ele suspendeu todos estes processos alegando um “tratamento isonômico”, para evitar que haja decisões diferentes em tribunais pelo país.
Leia também: Juiz dispensa Neymar de julgamento de processo de corrupção por motivo inusitado: “Gosto muito de futebol”
O advogado Luis Felipe Cunha afirma que a decisão é “uma tremenda injustiça, na medida em que a imagem de nossos clientes é utilizada sem qualquer contraprestação para geração de riqueza de algumas empresas do segmento”. Ele representa MC Bin Laden e vários jogadores nessas ações.
O que você achou do caso?