Certamente quem tem 40 anos ou próximo disso, lembra do desenho futurista de grande sucesso, ‘Os Jetsons’. Este clássico nos dava uma ideia de como seriam os carros do futuro, já que na animação um grande destaque eram os carros voadores. Então, aparentemente os chineses já estão neste tão sonhado por muitos “futuro”. 

Pesquisadores realizaram diversos testes, em que incluíam utilizar ímãs nas estradas. Durante a experiência os veículos conseguiram se locomover 35 mm acima do trilho condutor. Com 8 km de comprimento, o trilho chegou a testar 8 veículos com uma velocidade de 230 km/h. Os veículos que participaram do teste também foram equipados com uma estrutura reforçada de ímãs em seus pisos.

A realização dos testes estava sob a responsabilidade de pesquisadores chineses que estavam à serviço do governo chinês. De acordo com estes pesquisadores, os testes tinham o objetivo de identificar questões de segurança em veículos com alta velocidade. 

O professor universitário que está neste projeto garantiu que os veículos que forem equipados com a estrutura magnética terão o alcance aumentado, enquanto o uso de energia seria reduzido. 

Embora pareça uma ideia totalmente inovadora, a ideia do transporte por levitação magnética não é algo totalmente novo. Desde o início da década de 1980, muitos trens comerciais da Coreia do Sul, Japão e China, já são conduzidos desta forma.

Veja também: Animação final de ‘A Era do Gelo’ mostra Esquilo Scrat alcançando a desejada noz

O teste em carros começou há 10 anos, sendo a Volkswagen a primeira empresa a utilizar deste conceito. O projeto só não havia saído do papel ainda, por causa de possíveis problemas envolvendo a segurança, além de, claro, precisar de grande investimento para construções de rodovias magnéticas, um projeto que, certamente, duraria anos. 

E você, o que achou disso? Conta pra gente.