Mais uma polêmica para a conta de Edir Macedo. Dessa vez, seu neto, o motorista Filipe Bezerra Cardoso, concedeu uma entrevista em que acusa os pais, o bispo Renato Cardoso e a escritora Cristiane Cardoso, de expulsá-lo de casa por não querer seguir os passos da família dentro da Igreja Universal do Reino de Deus.

Atualmente com 29 anos, o jovem foi adotado aos três anos de idade em Portugal e teve uma infância tranquila na Inglaterra. Os problemas com os pais começaram ainda na pré-adolescência, quando sua mãe teve um sonho no qual Felipe se tornava pastor aos 17 anos e construía uma família.

Leia também: [VÍDEO] Edir Macedo pede para que fiéis doem seus bens à Igreja Universal antes de falecer: “Agrade a Deus”

A partir do momento que viu que o desejo não foi realizado, Cristiane e Renato passaram a impor regras rígidas para colocá-lo “no eixo”. “Dá para ver que meus pais não estão nem aí [para mim]. Não vou forçar os meus pais a gostarem de quem eles não gostam. Eu deixo quieto“, desabafou Felipe

Ser pastor não é para todo o mundo. Eu não quis ser. Porque eu não ia ter a liberdade que tenho hoje. Eles pregam tanto sobre família, união, esposa, filho, cuidar, orar, estar sempre presente. Mas e o próprio filho, cara? O próprio filho, eles ignoram. Agem assim: ‘Vai embora, você está sendo demitido. Não há nada que a gente possa fazer’“, completou ele.

Embora tenha muitas críticas aos pais, Felipe elogiou o avô. “Ele [Edir] nunca me ligou. E eu nunca liguei para ele. Meus pais nunca me deram o contato. Mas meu avô é um cara carinhoso. Minha avó [Ester Bezerra, esposa de Macedo] também era ultracarinhosa, e eu contava com ela para tudo que eu precisasse“, relembrou.

Leia também: [VÍDEO] Filho de Marcelo Rezende acusa Universal de tentar extorquir o apresentador no leito de morte

Acho que não tem nada a ver o fato de eu ter sido adotado. Mudaram o comportamento comigo porque eu não quis realizar os sonhos deles“, alegou o motorista. “Quando viram que eu não ia ser o que desejavam, tudo mudou. ‘Então, você faz o seu caminho’. Enquanto eu fazia o que queriam, foram bonzinhos. Quando eu quis ter minha vida, disseram: ‘Pode ir embora’.

Felipe diz ter sido expulso de casa três vezes entre idas e vindas de Belize, Brasil e Estados Unidos, onde mora atualmente. Na primeira vez, em 2012, o jovem ficou sem estadia e precisou dormir escondido em garagens de residências norte-americanas por não ter dinheiro.

Depois de fazer as pazes com a família adotiva, ele ganhou um emprego em um canal televisivo ligado à igreja da família em Belize. Felipe conheceu sua mulher, Julianni, em 2013 e foi morar no Rio de Janeiro. Meses depois, passou a viver no Templo de Salomão, em São Paulo, mas novamente enfrentou regras rígidas por conta da religião.

O neto de Edir Macedo trabalhava na Universal e no canal cristão norte-americano ULFN (Universal Living Faith Network) até 2020, quando foi demitido por se desentender com bispos e pastores. Certas atitudes dos religiosos, como traições e falta de preparação para funções na TV, irritaram Felipe e causaram seu desligamento.

Atualmente, o motorista continua morando nos EUA com a esposa e a filha. Durante a pandemia, a família viveu momentos difíceis sem dinheiro e precisaram procurar os pais de Felipe, mas acabaram sendo ameaçados pelos apresentadores do programa de relacionamentos The Love School.

Leia também: Justiça bloqueia contas de Igreja Mundial por ordem de despejo mas valores encontrados surpreendem

Resolvi ir para a internet e soltar tudo de uma vez. Falei que não gostavam da minha filha. E falei para as pessoas irem no Instagram e cobrarem o Renato. Ele ligou ameaçando o Filipe. Demorou para pagar o que devia e depois o demitiu. Eles nunca pararam de humilhar a gente, de fazer maldades“, relatou Julianni.

Você ficou sensibilizado com o relato de Felipe?