Um pai equatoriano, decidiu tomar uma decisão um tanto quanto radical na luta pela guarda de suas filhas: mudança de gênero. Ele foi até um Registro Civil e agora se identifica como uma mulher. René Salinas Ramos, teve essa atitude porque, segundo ele, a Justiça beneficia as mães em grande parte dos casos. “Não tenho dúvidas sobre minha sexualidade. O que eu quero é dar amor e proteção, como uma mãe pode dar aos seus filhos”, afirmou.
De acordo com o El Universo, a mudança de gênero não tem relação com questões de diversidade de gênero, mas sim com uma tentativa de obter mais atenção na justiça e consideração inclusiva no processo de disputa pela guarda das crianças. A decisão ocorreu na província de Azuay e tem sido um assunto de extrema importância no país. René acredita que o jurídico do Equador beneficia as mães em detrimento dos pais em disputas como esta e espera que sua decisão radical o ajude a ser tratado da mesma forma que à mãe de suas filhas.
“A lei está tirando nosso direito de sermos pais. É uma prova de amor”, comentou o equatoriano. “Também sou mãe agora. É assim que eu me considero”, disse em entrevista à La Voz del Tomebamba. Segundo René, ele não pôde ver a primeira filha por mais de um ano e a segunda sofreu maus tratos.
O caso é bastante difícil e complexo, e é bastante compreensível um pai desesperado tomar medidas desesperadas para conseguir proteger seus filhos. Porém, a decisão de mudança de gênero não é a solução mais fácil ou simples. Deve ser levado em consideração todas as possíveis consequências dessa decisão.