A Americanas viu suas ações caírem em mais de 90% nessa quinta-feira (11) após a revelação de um rombo de R$ 20 bilhões nas contas da companhia. Sendo um dos maiores grupos varejistas do país, a empresa está patrocinando o BBB 23 e passa por uma forte crise com a renúncia do presidente Sergio Rial.

De acordo com um comunicado para os investidores, a Americanas comunicou que detectaram “inconsistências em lançamentos contábeis”. “Neste momento, não é possível determinar todos os impactos de tais inconsistências na demonstração de resultado e no balanço patrimonial da companhia“, diz a nota.

Leia também: Tribunal do RJ condena Xuxa a pagar indenização milionária para empresário por suposto plágio

Em outras palavras, a empresa percebeu que o valor bilionário, referente aos três primeiros trimestres de 2022 e anos anteriores, não foi lançado corretamente nos balanços corporativos. “A primeira grande conclusão é que não estamos falando de um número que está fora do balanço. Só que ele não está registrado apropriado ao longo dos últimos anos“, explicou o ex-presidente.

A empresa segue vendendo, ela é absolutamente viável“, tranquilizou Sérgio. “Tem um nível de dívida incompatível para que possa prosseguir, portanto a capitalização tem que ocorrer. E os acionistas de referência permanecem comprometidos com o futuro da companhia.

Leia também: Saiba qual é o faturamento anual da empresa de Virginia Fonseca

Além de Sérgio Rial, que renunciou apenas 10 dias depois de assumir, André Corve, diretor financeiro da empresa, também deixou o cargo. Com tanta instabilidade, as ações da Americanas já caíram em mais de 90% na Bolsa de Valores.

A empresa é uma das maiores patrocinadoras do BBB e comprou a maior faixa de investimento no programa: a cota Big, pagando cerca de R$ 105,1 milhões. No entanto, o rombo bilionário da Americanas não deve ser uma preocupação para a Globo, dado que esses tipos de contratos são firmados com meses de antecedência.

O que você achou do caso?