Um dos temas que mais geram polêmica entre os brothers no BBB já começou a ser debatido nessa nova edição. Nessa quarta-feira (18), a cantora Marvvila repreendeu o colega de confinamento Gabriel, que foi escolhido pela Casa de Vidro, pelo uso de um termo considerado racista durante uma conversa.

No quarto ‘fundo do mar’, ela explicou para o administrador que é melhor não dizer “criado-mudo” para se referir à mesa de cabeceira. “Te dar um bizu [gíria para dica]… Você não deve saber, mas você falou ‘criado-mudo’ né? Esse termo não se usa mais porque é racista. Só para você saber. Você falou na inocência, acho melhor eu te falar aqui“, explicou Marvvila, recebendo um pedido de desculpas de Gabriel.

Confira o momento abaixo:




Leia também: ‘BBB 23’: Juliette defende Marília de perseguição de brothers após comparações: “Deixa a menina maquiar”

Embora Marvvila não tenha explicado o motivo, os internautas acreditaram que a cantora se enganou e acabou espalhando uma informação falsa. Existem algumas versões contraditórias a respeito da origem da palavra, enquanto a mais aceita sugere que o termo seria apenas uma tradução adaptada da palavra “dumbwaiter”, criado mudo em inglês.

Nos últimos anos, uma versão que afirma que a expressão vem da época do período da escravidão acabou viralizando, mas se provou errada. Em 2019, uma loja de móveis usou o termo “mesa de cabeceira” em uma campanha do Dia da Consciência Negra alegando que o “criado mudo” se referia aos escravizados que deveriam segurar objetos para seus senhores e eram proibidos de falar.

Veja a reação dos internautas:

#1

#2

#3

Leia também: ‘BBB 23’: Cezar Black chora após conversa com Fred Nicário e acusa médico de desmerecer enfermeiros

#4

Qual sua opinião sobre o assunto?

Categorias:

BBB,