Cientistas da British Antarctic Survey (BAS), órgão que estuda as regiões polares, anunciaram nessa segunda-feira (23) que um iceberg de tamanho impressionante se desprendeu na Antártica. O bloco de gelo gigante tem 1.550 km² sendo que, a título de comparação, a cidade de São Paulo tem cerca de 1.520 km².

Embora a região esteja ameaçada pelo aquecimento global, o desprendimento não está relacionado com o fenômeno. Essa é a segunda vez em menos de dois anos que um iceberg gigante se desprende da região, batizada de plataforma de gelo Brunt. Ele possuía cerca de 1.270 km².

Confira o antes e depois abaixo:




Leia também: [VÍDEO] Caminhonete derrete em Goiás após ser atingida por raio com motorista dentro

Este desprendimento era esperado e é parte do comportamento natural da plataforma de gelo Brunt. Não está vinculado à mudança climática“, explicou o glaciologista e professor Dominic Hodgson. Ele também explicou que as grandes fissuras nas plataformas de gelo aumentaram na última década.

Em 2016, o BAS tomou a decisão de mover a base científica britânica Halley VI para um lugar a 20 quilômetros de distância. A justificativa era que os cientistas temiam que a estação ficasse à deriva sobre um iceberg. Mesmo com os eventos recentes, a área onde o centro de pesquisa está localizado permanece inalterado.

Leia também: Governo de 2022 teria deixado cerca de 570 crianças Yanomami em estado de desnutrição; Saiba a real situação

Nossos glaciologistas e equipes de operações estão monitorando este evento. As medições da plataforma de gelo são realizadas várias vezes ao dia usando uma rede automatizada de instrumentos GPS de alta precisão que cercam a estação“, explicou Jane Francis, diretora do BAS. “Todos os dados são enviados de volta para Cambridge para análise, então sabemos o que está acontecendo mesmo no inverno antártico – quando não há funcionários na estação.

O que você achou da notícia?