A manhã dessa segunda-feira (6) começou devastadora para os turcos e sírios. Os países do Oriente Médio sofreram com dois terremotos de, respectivamente, magnitude 7,8 e 7,5 na escala Richter, que deixaram mais de 2,7 mil mortos e milhares ficaram feridas até o último balanço feito pelas autoridades.
Esse foi o maior terremoto na região desde 1939, com uma duração de mais de um minuto e meio, e foi sentido até na Groelândia. Pelo menos 120 réplicas, tremores menores que sucederam o principal, ocorreram após o terremoto e cerca de 2.818 prédios desabaram.
Com milhares de desaparecidos e mais de 5 mil feridos, as equipes de resgate estão correndo para retirar os sobreviventes de debaixo dos escombros. Mais de quarenta e cinco países já anunciaram que irão enviar equipes de busca e ajuda humanitária para a Turquia e Síria.
Confira alguns vídeos do momento do terremoto:
🚨 ASSUSTADOR! A força do terremoto que atingiu a Turquia impressiona #PrayForTurkey pic.twitter.com/mYdQLudj7h
— ATENÇÃO REALITY – #BBB23 (@atencaoreality) February 6, 2023
Leia também: [VÍDEO] Apresentadora sofre derrame ao vivo enquanto lia as notícias e equipe entra em pânico
Já passam de 2,5 mil mortos o terremoto de escala 7.8 ocorrido na Turquia 🇹🇷 pic.twitter.com/UyhAc8NWJZ
— Julio Schneider 🇧🇷🇺🇸 (@juliovschneider) February 6, 2023
Terremoto muito poderoso atingiu o centro da Turquia minutos atrás, de acordo com a EMSC. pic.twitter.com/lhO3cUIh90
— Francisco. (@franmito22) February 6, 2023
Momento em que um segundo terremoto de magnitude superior a 7,5 atingiu a Turquia 🇹🇷, esta manhã, 6 de Fevereiro. #Turkey #TurkeyQuake pic.twitter.com/lh7Lyw2AQ7
— Julio Schneider 🇧🇷🇺🇸 (@juliovschneider) February 6, 2023
Em pronunciamento, Recep Tayyip Erdogan, o presidente turco, lamentou o episódio e pediu união e solidariedade à população nesse momento díficil. “Transmito meus melhores votos a todos os nossos cidadãos que foram afetados pelo terremoto que ocorreu em Kahramanmaraş e foi sentido em muitas partes do nosso país“, disse.
Através do Twitter, ele também declarou luto oficial de sete dias pelas vítimas do terremoto. “Foi decretado um período de luto nacional de sete dias. Nossa bandeira será hasteada a meio mastro até o pôr-do-sol de domingo, 12 de fevereiro de 2023, em todas as nossas representações nacionais e estrangeiras“, informou.
Leia também: Glória Maria tinha sonho profissional que pretendia cumprir para completar sua carreira; Saiba qual era
A Turquia está em uma das zonas mais propensas a tremores do mundo, entre três enormes placas tectônicas que constantemente se atritam: Eurásia, África-Arábia e a Placa da Anatólia. O Brasil está no interior da placa tectônica Sul-Americana, uma região considerada “interplacas”, as menos afetadas pelos terremotos.
Nossos sentimentos às famílias.