José Neto, de 21 anos, mais conhecido como Neto Silva, é streamer e com o passar do tempo adquiriu uma rotina nada saudável, passando 18 horas jogando online e tomando altas doses de bebidas ricas em cafeína, prejudiciais aos ossos. “Todos os dias, eu tomava 3 litros de refrigerante e mais 1 litro de café, além de energéticos. Cheguei até a substituir a água para beber refrigerante. Eu precisava disso para me manter acordado e jogar durante 18 horas para me manter no top 1 global de Free Fire”, conta o gamer.
O jovem que chegou a faturar mais de R$ 1 milhão apenas com o jogo, não imaginava que as graves consequências de seu estilo de vida lhe trariam um quadro incomum pra idade: osteoporose. Segundo o Manual MSD de Diagnóstico e Tratamento, a osteoporose é um quadro clínico em que há a redução da densidade óssea, o que torna os ossos mais fracos e, portanto, mais suscetíveis a fraturas.
Neto explica que, antes de iniciar a carreira como gamer, praticava exercícios e sempre cuidava da saúde. Mas, com a mudança na rotina, trocou tais hábitos pelo sedentarismo, má alimentação e até mesmo falta de exposição à luz solar. “Comecei a sentir muitas dores no corpo, não encontrava muito bem uma posição [confortável] pra dormir, sentia o osso doendo. Um dia, inventei de sair para correr e comecei a torcer os pés logo nos primeiros passos. Já sentia muita dor nas costelas antes de dormir, mas achava que era por conta da má postura, por ficar muitas horas sentado na cadeira. Mas, quando aconteceu isso, durante a corrida, fui para o hospital no mesmo dia”, relata.
Veja também: Australiana doa útero para própria filha realizar desejo de ser mãe pela segunda vez em transplante pioneiro
A densitometria óssea [exame para avaliar a densidade dos ossos] constatou que o jovem estava com osteoporose primária do tipo 2, chamada também de osteoporose senil, que consiste na deficiência de cálcio. O jovem, entretanto, não tinha histórico do problema em sua família. A endocrinologista Vívian Simões, da BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo, explica que a ocorrência de osteoporose entre jovens é pequena, com poucos relatos na literatura médica, sendo de prevalência na pós-menopausa e entre idosos.
“Ficamos surpresos com um paciente com osteoporose nessa idade, pois não é o que esperamos de rotina. Mas, por conta do estilo de vida e seus hábitos, foi possível estabelecer uma ligação que levasse à osteoporose”, afirma o ortopedista Guilherme Chohfi de Miguel, médico responsável pelo diagnóstico e acompanhamento do gamer.
Hábitos
Os especialistas afirmam que os hábitos têm influência direta na saúde óssea e que há elevação de risco quando a alimentação não é saudável, com ausência de alimentos com cálcio. A falta de exercícios físicos também acaba influenciando na absorção de tais nutrientes, assim como no fortalecimento muscular para diminuir as chances de fraturas.
Quanto à falta de exposição solar, acaba ocorrendo a diminuição da conversão da vitamina D, que auxilia a absorção de cálcio pela alimentação e também na qualidade óssea. Já o sono adequado é responsável por estimular o restabelecimento das funções, assim como no auxílio da produção de hormônios que estimulam o crescimento. Analisando os hábitos alimentares e do aumento das taxas de sedentarismo nos dias de hoje, o médico expressa preocupação de que, eventualmente, sejam registrados mais casos de osteoporose em idades cada vez mais jovens.
Prognóstico
Chohfi alega que é necessário corrigir os fatores de risco capazes de modificação, com mudanças na dieta e acompanhamento nutricional adequado, com inserção de atividades físicas na rotina, e calcular os riscos de fratura. Esse cálculo é fundamental para definir qual a melhor opção terapêutica e escolha da medicação a ser utilizada. A adoção de hábitos saudáveis deve ocorrer desde a infância, época em que há a produção da densidade óssea, atingindo maior concentração logo após os 20 anos de idade.
Veja a seguir: [VÍDEO] Encontro de vira-latas caramelo viraliza na web e fofura comove internautas em Niterói
Você consome muito refrigerante?