Recentemente, diversos vídeos onde uma suposta “chuva de vermes” acontece em Pequim, na China, viralizaram nas redes sociais chocando internautas com uma cena inusitada e um tanto quanto bizarra. Nas imagens onde acontece o fenômeno estranho, é possível ver carros cobertos com os animais em quase todas as ruas da cidade, além de casas e edifícios. Os moradores da cidade até foram alertados para que não saíssem de casa sem um guarda-chuva.




As autoridades não se pronunciaram oficialmente sobre o ocorrido, mas existe uma hipótese que pode explicar a situação. O fenômeno, conhecido como “full worm moon”, em português “lua cheia das minhocas”, acontece todo mês de março, antes da chegada da primavera no país. Ela recebe este nome por coincidir com o início do período de colheita, ou seja, o mais fértil do ano. Nessa época, que conta com uma incidência solar mais intensa, é comum que o solo descongele e que essas “minhocas” comecem a surgir.

A revista científica “Mother Nature” afirmou que esse tipo de incidente com animais ocorre após uma tempestade. Os físicos acreditam que esses animais são arrastados por quilômetros de seu local de origem.

Veja também: [VÍDEO] Duas pítons caem do teto durante acasalamento e deixam moradores em pânico na Malásia

A verdade sobre a “chuva de vermes”

A suposta “chuva de vermes” na China são flores de choupo e não vermes reais. As flores dessas árvores apresentam morfologia semelhante às lagartas e são comuns na capital chinesa. Em uma forte tempestade nesta época do ano, muitas dessas flores podem cair, e serem confundidas com vermes, já que a planta produz uma grande quantidade de pólen amarelo.

Embora a história tenha sido desmentida, é importante ressaltar que não é a primeira vez que esse tipo de confusão ocorre. Em várias ocasiões, objetos ou substâncias comuns foram erroneamente identificados como algo incomum ou perigoso. Um exemplo disso ocorreu em 2018, quando imagens de uma “criatura estranha” encontrada em uma praia na Indonésia circularam na internet. Muitos acreditaram que se tratava de uma espécie desconhecida de animal marinho, mas na verdade era o cadáver em decomposição de uma baleia.

Veja a seguir: Jovem de 21 anos que tomava 3 litros de refrigerante por dia, desenvolve doença nos ossos

Conhecia as flores de choupo?