Recentemente, viralizou nas redes sociais um vídeo que mostra três estudantes universitárias de Bauru, SP, zombando de uma mulher, que também estuda na instituição. Nas imagens, as jovens debocham da idade da colega de classe pelo fato dela ter 40 anos. “Gente, quiz do dia: como ‘desmatricula’ um colega de sala?”, diz uma das garotas. Em seguida outra responde: “Ela tem 40 anos já. Era para estar aposentada”. “Realmente”, concorda a terceira que chega a dizer que a mulher “não sabe o que é Google”.
Confira:
🔴 “ERA PRA ESTAR APOSENTADA”
Universitárias debocham aluna universitária de 40 anos: pic.twitter.com/IR6KhEUY0f
— Kallil Oliveira (@kalliloliveira_) March 11, 2023
O vídeo provocou centenas de críticas revoltadas nas redes sociais. “Em breve, vídeos falsos chorando e pedindo desculpas”, escreveu um usuário do Twitter; “Filhinhas de papai… Não tem a menor noção do que é esforço, muito menos respeito. Acordem pra vida patricinhas, quem são vocês na fila do pão pra dizer quem pode ou não estudar?”, detonou outro; “Eu farei 40 anos em outubro. De onde tiraram que pessoas de 40 deveriam estar aposentada? Meu amor, nós vimos a internet crescer, vimos cada rede social nascer, e também vimos vocês nascerem. Respeitem nossa história. Vocês cheiram a privilégio, nós cheiramos a mérito”, declarou uma terceira.
#1
#2
#3
#4
#5
Veja também: Morre aos 82 anos, ator Antônio Pedro; Saiba mais informações
Através de um comunicado, a faculdade UniSagrado não citou diretamente o caso, mas condenou “qualquer tipo de discriminação”. “As oportunidades não são iguais para todo mundo em todos os momentos da vida. Sabemos, por exemplo, que os pais muitas vezes abrem mão da sua formação para oferecer as melhores oportunidades para seus filhos e, somente depois, optam por se profissionalizarem”, diz a postagem.
Ver essa foto no Instagram
Os colegas de curso de Patrícia Linares, aluna de 44 anos hostilizada por frequentar a universidade, encontraram a estudante e se mostraram revoltados com a demonstração de preconceito contra ela. O grupo prestou solidariedade e entregou cartas, flores e chocolates. Eles revelaram que veem na nova estudante um exemplo de que “nunca é tarde de ir atrás dos seus sonhos”.