A inteligência é a capacidade mental que faz com que os seres vivos sejam capazes de compreender, aprender, tomar decisões, raciocinar e formar uma ideia da realidade em que vivem e se desenvolvem. Entender com precisão o nível de inteligência de um animal é uma tarefa muito difícil e que demanda muita pesquisa. Mesmo com tantos avanços na ciência, até hoje, não entendemos completamente até onde os cachorros nos entendem ou como funciona o cérebro dos chimpanzés. Mas existem algumas espécies que possuem uma esperteza além do comum. Confira abaixo:

Ratos

Mesmo com cérebros tão pequenos, a mente desses roedores funcionam de maneira muito parecida com à dos seres humanos. Os ratos têm capacidade de desvendar labirintos, memorizar caminhos e executar tarefas complexas com diversas etapas. Curiosamente, eles são animais sociais que, quando deixados sozinhos, começam a apresentar sintomas de depressão e solidão.

Pombos

Os pombos possuem a capacidade de reconhecer seu próprio reflexo, mostrando um complexo senso de autoconsciência. Essas aves também conseguem reconhecer pessoas e lugares específicos ao longo de meses e até anos. Não é à toa que foram utilizados como mensageiros durante muito tempo.

Veja também: 20 curiosidades do reino animal que vão te deixar de boca aberta

Corvos

Corvos possuem o maior cérebro entre as aves e podem reconhecer rostos humanos e, por isso, também foram utilizados como mensageiros. Ele é capaz de aprender a falar, memorizar caminhos e horários.

Porcos

Alguns porcos conseguem reconhecer o próprio reflexo com apenas seis semanas de idade. Vale lembrar que crianças humanas levam vários meses para compreender o conceito de reflexão. Os porcos também possuem aproximadamente 20 sons diferentes para se comunicar e podem responder a emoções.

Polvo

Polvos que viviam em cativeiro foram observados usando planejamentos complexos para escapar e utilizando a água para danificar objetos fora do tanque. Há até aqueles que são ‘videntes’ como o polvo Paul, que previu corretamente os resultados de 8 jogos da Copa do Mundo de Futebol de 2010.

Papagaio Cinzento

O papagaio-cinzento africano não apenas aprende a fala humana, como pode dominar um vocabulário com centenas de palavras. Além disso, a espécie reconhece e identifica formas e cores e pode até aprender as relações entre maior e menor, diferente e semelhante, acima e abaixo.

Veja também: Tocas de preguiças gigantes são encontradas em Campo Bom (RS)

Elefantes

Esses animais possuem uma estrutura social complicada e foram testemunhados participando de rituais fúnebres para membros falecidos do rebanho. Os elefantes usam ferramentas e se medicam comendo as folhas de certas plantas para curar doenças e até mesmo induzir o parto.

Chimpanzé

O chimpanzé é o nosso parente genético mais próximo – compartilha 98% de seu DNA com os humanos – e é experiente no uso de ferramentas improvisadas. Eles também podem influenciar outros de sua família a realizar alguma tarefa.

Golfinhos Nariz-de-garrafa

Facilmente treináveis, esses golfinhos são capazes de se reconhecer em espelhos, notar marcas desconhecidas em seu corpo a partir do reflexo, identificar imagens na televisão e têm uma memória impressionante. Eles têm uma linguagem específica para sua espécie que muda para uma “linguagem comum” para se comunicar com outros tipos de golfinhos.

Orangotangos

Igual aos chimpanzés, o orangotango é capaz de usar ferramentas, aprender a linguagem de sinais e ter estruturas sociais complexas que envolvem rituais. O que realmente os diferencia é a capacidade de entender por que uma determinada ação é realizada. Em cativeiro, um orangotango aprendeu o uso de ferramentas e o processo de construção de uma estrutura simples. Quando foi solto na natureza, os pesquisadores observaram que o mesmo animal repetia o que aprendeu, criando uma estrutura semelhante para poder se abrigar.

Veja a seguir: O maior rato já encontrado no mundo

Conhecia a inteligência desses animais? Qual te surpreendeu mais?