O prefeito de Araucária, no Paraná, Hissam Hussein se casou em 12 de abril com uma adolescente de 16 anos. Hissam tem 65 anos e está no segundo mandato como chefe do executivo do município. A jovem Kauane Rode Camargo, é a terceira esposa do prefeito. Ele se divorciou da segunda companheira em 2022. Apesar de Kauane ser menor de idade, o casamento não é ilegal, já que ela é emancipada pelos pais e que no Brasil, é possível casar com consentimento dos responsáveis aos 16 anos.

A primeira dama está no ensino médio em uma escola cívico-militar do município. Em 2022, participou do concurso Miss Araucária, na categoria teen, tendo sido eleita em segundo lugar. Hissam declarou R$ 14 milhões em bens à Justiça Eleitoral, incluindo um helicóptero. A mãe de Kauane é Marilene Rode, de 36 anos. Ela tinha um cargo comissionado na Prefeitura de Araucária e foi promovida a Secretária de Cultura do município neste mês. Além disso, a tia da adolescente, Elizangela Rode, é comissionada na prefeitura.

De acordo com a organização Girls not Brides, mais de 2,2 milhões de menores de idade são casadas no Brasil ou vivem numa união estável, sendo cerca de 36% da população feminina brasileira menor de 18 anos. O Brasil é o quarto país do mundo em números chocantes de casamento infantil.

De acordo com Flávia Gomes Cordeiro, promotora de Justiça do Piauí, o casamento infantil para as meninas trazem consequências agravantes, como o serviço doméstico, falta de profissionalização, exclusão do mercado de trabalho, abandono escolar e a restrição da mobilidade e da liberdade. “O fechamento das escolas, as quebras de vínculos e de muitos serviços também, como os serviços do Sistema Único de Assistência Social, que deixaram um pouco de estar tão presentes pela própria condição da pandemia, acabam por expor essas meninas a um fator de risco maior de casamento infantil, de abuso. Até a pressão financeira”, disse a promotora.

Veja a seguir: [VÍDEO] Mulher faz chá revelação e se choca ao descobrir que o vendedor vendeu a cor errada

Qual sua opinião sobre essa notícia? Comente.

Categorias:

Notícia,