A obra “Comediante”, do italiano Maurizio Cattelan, é vista por muitos como um pequeno “lanchinho”. Por se tratar de uma banana presa na com fita adesiva, um estudante de arte da Universidade Nacional de Seul, resolveu fazer uma refeição com a obra super cara. O caso aconteceu a última quinta-feira (27), quando o jovem removeu a banana de uma parede do Leeum Museum of Art em Seul, Coréia do Sul, onde foi exibido e então ele começou a devorá-la.

“O aluno disse ao museu que comeu porque estava com fome”, disse um porta-voz do museu à CNN em um telefonema. A obra de Cattelan se tornou um dos maiores momentos virais do mundo da arte ao ser vendida por U$ 120 mil (equivalentes à R$ 590 mil) na Art Basel Miami Beach, em dezembro de 2019. Duas outras edições da peça também foram vendidas na feira. Depois de mastigar a fruta, o aluno colou a casca de volta na parede. A casca foi posteriormente substituída pelo museu por uma banana fresca. Confira:




“Aconteceu de repente, então nenhuma ação especial foi tomada. O artista (Cattelan) foi informado do incidente, mas não teve nenhuma reação a ele”, acrescentou o porta-voz do museu. O trabalho faz parte da exposição individual de Cattelan, WE, que está em exibição no museu de Seul até 16 de julho. A própria banana é trocada regularmente a cada dois ou três dias e não está à venda.

Cattelan é conhecido por peças satíricas que desafiam a cultura popular, muitas vezes provocando debates em torno da arte conceitual. Esta não foi a primeira vez que alguém pensou que a obra de arte fosse uma refeição. Depois que a primeira edição de “Comedian” foi vendida em 2019 , o artista performático David Datuna arrancou sem cerimônia a banana em exibição na galeria Perrotin na Art Basel em Miami e a devorou ​​enquanto espectadores assistiam.

Datuna gostou da façanha, postando no Instagram na época dizendo: “Eu realmente amo esta instalação. É muito deliciosa”.




Veja a seguir: [VÍDEO] Ativistas jogam molho de tomate em obra de 1888 de Van Gogh; entenda o porquê

O que você acha desse tipo de obra?