Claudio Trenta é um senhor italiano de 72 anos, que ficou bastante indignado com a falta de providência do conselho local em relação a um buraco de 30 cm numa faixa de pedestres em Barlassina, uma pequena cidade na Lombardia, na Itália. Com isso ele e decidiu por conta própria preencher o buraco com betume frio, um dos componentes do asfalto. Porém, sua ação resultou em uma multa no valor de € 882, cerca de R$ 4.693,30 na cotação atual.

Ele compartilhou uma foto da carta que recebeu da polícia, onde foi acusado de violar o código de trânsito. A multa foi aplicada por realizar um trabalho potencialmente perigoso em um espaço público sem permissão ou competência adequada.

Além da multa, o homem também recebeu a ordem de restaurar o buraco ao seu estado original, mas decidiu contestar a infração e apresentar uma queixa contra o conselho local por negligência. “Se eles acham que sou um idiota, estão enganados. Eles me provocaram e agora estou entrando com uma contra-queixa por negligência”, disse Trenta ao jornal italiano Corriere della Sera. Claudio afirmou ainda que havia denunciado o buraco às autoridades locais várias vezes ao longo de três meses.

O relato do idoso gerou uma onda de solidariedade por toda a Itália e diversos comentários na web demonstraram apoio à ele, com apelos para que o conselho reembolse o dinheiro gasto no conserto do buraco. O subsecretário do Ministério da Cultura, Vittorio Sgarbi, também entrou no debate, enfatizando a importância do bom senso para além do cumprimento estrito do código de trânsito. “Além do código de trânsito, há o bom senso. O bom senso deveria ter levado a polícia local a agradecer a este senhor”, declarou.

A polêmica com o buraco atraiu a atenção da mídia local, levando o homem a ser convidado para participar do programa de televisão Mediaset Le Iene para esclarecer o caso. “Ainda não estou acostumado com toda essa publicidade. Vou lutar até o fim para que essa multa seja cancelada, porque, na minha opinião, é uma injustiça. Por que multar a mim em vez daqueles que sabiam do problema e falharam em intervir?”, questionou Trenta.

Veja a seguir: [VÍDEO] Mulher acusa frentista de assédio após ser elogiada durante atendimento e gera polêmica: “Meu bem”

Qual sua opinião sobre este caso?