Afim de manter as unhas sempre bonitas, resistentes e no formato que lhes agradam mais, as mulheres tem optado pelo uso das famosas unhas de gel. Apesar de trazer inúmeras vantagens, vale lembrar que é importante ter certos cuidados para evitar riscos graves à sua saúde. Diversas mulheres que fazem o uso dessas unhas ficam encantadas com a enorme durabilidade do esmalte, que fica intacto por muito mais tempo que o normal. Acontece que, algumas pesquisas recentes trazem um novo alerta para o mundo da estética.

De acordo com algumas pesquisas, a luz usada durante o procedimento pode matar as células e causar um tipo de mutação no material genético, aumentando os riscos de um tumor cancerígeno. Um dos estudos recentes sobre o assunto, foi realizado pela Universidade da Califórnia, em San Diego. Os responsáveis pela pesquisa conseguiram mostrar o choque do metabolismo de ratos expostos à luz UV.

No ano de 2019, um outro caso acendeu o alerta sobre os riscos das unhas de gel. A miss de Illinois, Karolina Jasko, foi diagnosticada com um câncer raríssimo no dedo. A suspeita principal foi o uso frequente das unhas de gel, com a constante exposição à luz UV nas cabines de secagem das unhas durante o procedimento. Após alguns exames, a suspeita é de que isso tenha contribuído para o desenvolvimento da doença.

Apesar de estudos e alertas sobre os riscos, vale lembrar que, não existe nenhuma medida que suspenda a realização de tais procedimentos no Brasil. Porém, a orientação de muitos especialistas é para que as pessoas criem um tempo de “respiro” entre um procedimento e outro, reduzindo então a exposição quando possível. E o mais importante: qualquer sinal que indique prejuízos à saúde das unhas, o ideal é evitar o procedimento e procurar orientação médica.

Veja a seguir: [VÍDEO] Jovem viraliza após revelar “lado ruim” de ser casada com homem milionário: “Força, guerreira”

Você faz uso de unhas de gel?