Nesta segunda-feira (19), um submarino usado no transporte de turistas desapareceu no oceano Atlântico enquanto levava 5 passageiros até os famosos destroços do Titanic. De acordo com informações da BBC, a Guarda Costeira de Boston está fazendo todas as buscas. A empresa OceanGate Expeditions –responsável por organizar as expedições– afirmou também estar trabalhando no resgate dos passageiros desaparecidos. “Estamos explorando e mobilizando todas as opções para trazer a tripulação de volta com segurança. Todo o nosso foco está nos tripulantes do submersível e suas famílias”, declararam.

O repórter David Progue participou da viagem exploratória e publicou seu relato em 22 de novembro de 2022. Na reportagem, o jornalista conta que o submersível da OceanGate não possui GPS e é guiado por mensagens de texto enviadas de um barco que fica na superfície da água.

A expedição da empresa OceanGate custa US$ 250.000 (R$ 1,19 milhão, na cotação atual) por passageiro e tem duração de 8 dias. Cada embarcação tem capacidade para até 5 pessoas. Em caso de emergência, o veículo foi projetado para fornecer até 96 horas de oxigênio extra para os passageiros. Em um vídeo postado pela empresa, é possível ver que um controle de videogame da Logitech é usado para controlar a imersão do Titã. Usar esse tipo de periférico não é algo tão estranho: os submarinos nucleares americanos Eles também usam controladores de jogos do Xbox para determinados cenários.

Mauger, Comandante do Primeiro Distrito da Guarda Costeira, que lidera a operação de busca e salvamento do submersível, afirmou que as buscas são complexas, porque as autoridades procuram o submarino tanto debaixo d’água quanto na superfície. Ele também informou que a embarcação pode ter emergido, mas pode ter perdido a comunicação com a embarcação de turismo de onde partiu no domingo. A busca está incorporando aeronaves, bóias de sonar e “sonar no navio que está lá fora para ouvir qualquer som que possamos detectar na coluna d’água”, disse ele.

Veja também: Terremoto atinge litoral de São Paulo e momento deixa moradores assustados; veja o vídeo

Milionário, CEO e especialista da primeira expedição ao Titanic está bordo

Entre a tripulação está o multimilionário britânico e conhecido explorador, Hamish Harding. A confirmação terá sido feita pelo seu enteado, Brian Szasz, através de uma publicação no Facebook que logo depois foi apagada. No Instagram de Harding, uma publicação de domingo parece confirmar a participação na expedição, que, segundo o explorador, “devido ao pior inverno dos últimos 40 anos na Terra Nova, é provável que esta missão seja a primeira e única missão tripulada ao Titanic em 2023”.

Na mesma mensagem publicada, Harding menciona ainda que na viagem estará presente Paul-Henry Nargeolet, ex-comandante da Marinha francesa e especialista no naufrágio do “Titanic”, responsável pela primeira expedição para recuperar objetos do histórico navio, em 1987. A bordo do submarino estaria também o fundador e diretor executivo da OceanGate Expeditions, Stockton Rush. A identidade das outras duas pessoas permanece desconhecida.

#1




#2

@ultimasnotcias7 Submarino com expedição para ver o Titanic desaparece no Oceano #tiktoknotícias #news #criadortiktok #noticias #submarino #titanic ♬ som original – Ultimasnoticias2023

O navio “Titanic” afundou na viagem inaugural entre o Reino Unido e os Estados Unidos em abril de 1912, depois de ter colidido com um iceberg. O desastre custou a vida a 1.514 dos 2.224 passageiros e tripulantes. Os destroços do luxuoso transatlântico só foram encontrados em 1985, mais de sete décadas depois do naufrágio.

Veja a seguir: O desastroso acidente do Titanic foi ‘previsto’ 14 anos antes

Acha que os passageiros serão encontrados?