As equipes de resgate, que estão procurando o submarino Titan desaparecido com cinco pessoas a bordo, detectaram “ruídos subaquáticos” na área de busca. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (21). Restam menos de 24 horas de oxigênio dentro do submersível. A comunicação foi perdida no último domingo (18), quase duas horas depois de iniciar a descida em direção aos vestígios do famoso navio Titanic, que se encontram a quase 4.000 metros de profundidade, a cerca de 600 quilômetros de Terra Nova, no Atlântico Norte.

“Aviões canadenses P-3 detectaram ruídos subaquáticos na área de busca. Como resultado, as operações de um ROV (sigla em inglês para veículo operado de maneira remota) foram realocadas na tentativa de explorar a origem dos ruídos”, anunciou no Twitter o primeiro distrito da Guarda Costeira dos Estados Unidos. As buscas com o ROV não apresentaram resultados até o momento, mas continuam, acrescentou a divisão marítima militar.

De acordo com informações, um avião canadense P-8 que participava nas buscas detectou “batidas na região a cada 30 minutos. Quatro horas depois, um sonar adicional foi ativado e as batidas ainda eram ouvidas”.

Além das batidas, “sinais acústicos adicionais foram ouvidos que ajudarão a direcionar os recursos de superfície, enquanto persiste a esperança de encontrar sobreviventes”, informou a CNN, que teve acesso a um documento interno do governo americano. O anúncio da detecção de ruídos foi o sinal mais esperançoso da possibilidade de resgate das cinco pessoas a bordo do submersível Titan, da empresa americana OceanGate.

Se o Titan estiver no fundo do mar e não conseguir retornar por conta própria, as opções são muito limitadas. “Embora o submarino ainda possa estar intacto, se ele estiver mais fundo do que 200 m, há pouquíssimas embarcações que podem chegar tão fundo. Certamente mergulhadores não podem. Os veículos da Marinha projetados para o resgate de submarinos tampouco podem descer para um ponto na profundidade do Titanic.”

Qualquer tentativa de vasculhar o fundo do oceano nessa área provavelmente seria realizada por um veículo não tripulado operado remotamente (ROV).

Saiba mais: Submarino desaparece no oceano durante expedição ao Titanic; saiba mais

Acredita que os passageiros do submarino estão bem?