O mundo inteiro está acompanhando a saga do submarino que desapareceu com cinco bilionários perto dos destroços do navio Titanic. Após quatro dias de buscas, a Guarda Costeira dos Estados Unidos anunciou nessa quinta-feira (22) que encontrou possíveis estruturas do submersível.

A informação foi confirmada pelo especialista em mergulho David Mearns, amigo de um dos tripulantes, que recebeu a notícia do presidente do Explores Club, que faz parte da equipe que está realizando o resgate. “Era uma estrutura de pouso e uma tampa traseira do submersível“, afirmou ele.

Leia também: Internautas encontram episódio dos Simpsons que poderia ter previsto acontecimento do Submarino Titan; veja o vídeo

Novamente, este é um submarino não convencional, aquela tampa traseira é a ponta pontiaguda dele e a estrutura de pouso é a pequena estrutura na qual parece se apoiar. Isso significa que o casco ainda não foi encontrado, mas duas partes muito importantes de todo o sistema foram descobertas e que não seriam encontradas a menos que estivessem fragmentadas“, completou.

Os destroços foram encontrados por meio de uma sonda do navio militar canadense Horizon Artic. Além dela, mais dois robôs capazes de monitorar o fundo do mar atingiram a profundeza máxima do Oceano Atlântico hoje pela manhã dentro do perímetro de buscas, com aproximadamente 20 mil metros quadrados.

Leia também: Saiba os valores milionários que famosos pagam em pensões alimentícias

Vale lembrar que a carga de 96 horas de oxigênio para emergências que estava no submersível se esgotou por volta das 8:08 de quinta. Ainda sim, as equipes de resgate têm esperança de encontrar os passageiros com vida. “Continuamos vendo casos particularmente complexos em que a vontade de viver das pessoas também deve ser levada em consideração“, disse John Mauger, contra-almirante da Guarda Costeira dos EUA.

O que você acha que aconteceu com o submarino?