Na última sexta-feira (23), na feira de Sanoma-Farin, em Pentaluma, na Califórnia, EUA, aconteceu o concurso do ‘cachorro mais feio do mundo’. Quem venceu esse título foi o pequeno Scooter, cão de crista chinês. Ele, que hoje tem 7 anos, nasceu com as patas traseiras viradas para trás e desbancou sete concorrentes na disputa. Mesmo com a deficiência, o cãozinho consegue andar — hoje tem o auxílio de um carrinho para se locomover.
Por conta de sua mobilidade limitada, Scooter seria morto por eutanásia ainda filhote. Um voluntário da instituição Saving Animals From Euthasania resgatou o cãozinho e encontrou um lar para ele. Sua tutora é Linda Elmquist, que o acompanhou durante o evento na Califórnia.
O Concurso de Cão Mais Feio do Mundo acontece há quase 50 anos. Apesar do nome um tanto direto, o evento afirma em seu site que o objetivo da premiação é reconhecer as imperfeições que tornam todos os cachorros especiais e únicos. Catherine Liang, uma das juradas do evento peculiar, disse que Scooter “do jeito mais fofo possível, meio que lembra um hipopótamo peludo”.
“Hoje Scooter não está apenas sobrevivendo, mas prosperando. Ele não tem ideia de que é diferente de qualquer outro cachorro”, diz biografia de Scooter no site do evento. Como prêmio, tutora e cão ganharam 1,5 mil dólares (cerca de R$ 7,1 mil, na cotação atual) e um troféu.
A disputa contou com muitos candidatos fofos. A maioria tinha a língua de fora. “Ao mesmo tempo divertido, o concurso fala sobre a importância de defender a adoração de todos os animais e os benefícios da adoção. Muitos dos cães concorrentes foram resgatados de abrigos e fábricas de filhotes para encontrar lares amorosos nas mãos de quem deseja adotar”, informa a competição
Veja a seguir: Conheça Bobi, o cachorro mais velho do mundo que completou 31 anos
Acha mesmo que Scooter é o cachorro mais feio do mundo?