Com cerca de quase dois mil anos de idade, o Coliseu de Roma figura na lista das 7 maravilhas do mundo moderno e é um dos pontos turísticos mais conhecidos do mundo. No entanto, um turista que ficou conhecido mundialmente recentemente por vandalizar o local alegou que não sabia sua importância.

Identificado como Ivan Dimitrov, o instrutor fitness mora em Bristol (Inglaterra) foi gravado marcando seu nome e de sua namorada em uma das paredes do Coliseu. Ele escreveu uma carta pedindo desculpas ao prefeito de Roma, Roberto Gualtieri, que foi publicada no jornal italiano Il Messaggero nesta quarta-feira (5).

Veja o vídeo do ato de vandalismo:




Leia também: Versão microscópica de bolsa de grife é vendida em leilão por valor absurdo; saiba mais

Na mensagem, o turista afirmou que só entendeu “a gravidade do ato cometido” depois das consequências. “Através destas linhas gostaria de apresentar as minhas sinceras e honestas desculpas aos italianos e ao mundo inteiro pelos danos causados ​​a um bem que, de fato, é patrimônio de toda a humanidade“, disse ele.

Além disso, Ivan Dimitrov elogiou as pessoas que “guardam o inestimável valor histórico e artístico do Coliseu com dedicação, cuidado e sacrifício”. “É com profundo constrangimento que só depois do que lamentavelmente aconteceu é que soube da antiguidade do monumento“, completou.

Leia também: Casa dos Sonhos da Barbie existe na vida real e pode ser alugada; saiba mais

Desde que sua identidade foi revelada, o turista está sendo investigado pelo crime de danificar um patrimônio cultural. Se o instrutor fitness for condenado, ele pode pegar uma pena de prisão de dois a cinco anos e pagar uma multa entre 2.500 e 15.000 euros, entre R$ 13,2 mil e R$ 80 mil na cotação atual.

Você já visitou ou tem vontade de visitar o Coliseu?