A Associação dos Profissionais Tradutores Intérprete de Libras, emitiu uma nota de repúdio recentemente acusando o cantor Gusttavo Lima de impedir os surdos de assistirem ao seu show. Com a repercussão negativa dos fatos, a equipe e o próprio artista se pronunciaram sobre a polêmica e explicaram o que realmente havia acontecido.

Através do perfil do Instagram, uma associação responsável pelos Intérpretes de Libras publicou uma nota oficial acusando Gusttavo Lima de ter proibido os surdos de entrarem e assistirem seu show.

Na foto em questão, eles disseram: “Nota de Repúdio. A Associação dos Profissionais Tradutores Intérpretes de Libras-APILSPI, vem por meio desta nota, manifestar nosso profundo repúdio e indignação em relação à equipe do cantor Gustavo Lima em seu show na cidade de Teresina -Pi […]”.

“Durante o referido evento de ontem, dia 14 de julho, a equipe do cantor proibiu a presença de profissionais Intérpretes de libras no palco, mesmo estes profissionais contratados por uma empresa local”.

“Tal atitude configura-se como crime visto que, não houve respeito e cumprimento às leis que preconizam o direito linguístico da pessoa surda: a Lei N° 5.920 de 29 de maio de 2023, que determina a obrigatoriedade de Inclusão de Intérprete de LIBRAS em eventos públicos realizados no Município de Teresina conforme Art. 1º e, das Leis n.º10.436/02 e n°13.146/15 que reconhece a libras como comunicação oficial e institui a política de inclusão das pessoas com Deficiência”.

Veja o post abaixo:

Leia também: Pabllo Vittar se desequilibra ao ser levantada por dançarinos e cai durante show; veja o vídeo do momento

Em defesa do cantor, a assessoria do famoso se pronunciou e garantiu que não havia proibição alguma e que, se tivessem comunicado, o acesso dos intérpretes seria liberado: “Alguém tem que procurar o produtor do cantor ou do artista e pedir: ‘Olha a gente tem um intérprete de Libras, podemos ficar no palco?’. E eles podem ficar no palco, não tem problema nenhum. Vários shows do Gusttavo tiveram intérpretes de Libras”.

“Ninguém chegou para o produtor do Gusttavo e pediu para ter o intérprete, ninguém avisou a ele que tinha alguém esperando. Infelizmente, o Gusttavo não poderia sair do palco para buscar o intérprete” disseram eles.

Por fim, Gusttavo Lima foi procurado e em seu depoimento alegou que não sabia da polêmica envolvendo seu nome: “Não fiquei sabendo disso” afirmou ele.

O que você achou dessa notícia? Comente abaixo.