Nesta segunda-feira (07), a atriz Aracy Balabanian morreu aos 83 anos no Rio de Janeiro. Ela estava internada na Clínica São Vicente, na zona sul da capital fluminense. O hospital confirmou a morte mas não divulgou a causa. “A Clínica São Vicente lamenta a morte da paciente Aracy Balabanian na manhã desta segunda-feira (7) e se solidariza com a família e amigos por essa irreparável perda. O hospital também informa que não tem autorização da família para divulgar mais detalhes”, diz o comunicado do hospital.

Com mais de meio século de carreira, a artista ficou marcada por seus papéis em novelas e outras produções da TV Globo, como as personagens Cassandra, em “Sai de Baixo”, e Dona Armênia, em “Rainha da Sucata”.

Segundo o programa A Tarde é Sua, em outubro, ao passar por um tratamento para um derrame pleural, que causa acúmulo de líquido nos pulmões, Aracy descobriu dois tumores no órgão e ficou bastante abalada. Aracy Balabanian não era vista em um projeto inédito desde 2019, quando participou do especial de fim de ano da TV Globo A Magia Acontece. No ano anterior, ela fez uma aparição em Malhação: Vidas Brasileiras.

Famosos lamentam a morte de Aracy

O ator Miguel Falabella, com quem Aracy contracenou por anos no programa Sai de Baixo, postou uma emocionante homenagem:

“E então você se foi, assim, nesse dia ensolarado, como são ensolaradas as lembranças que invadem a minha cabeça, num jorro incessante, ainda que meu coração esteja nublado. Minha amada Aracy, minha rainha, atriz de primeira grandeza, companheira irretocável, amor de muitas vidas. Obrigado pela honra de ter estado ao seu lado exercendo nosso ofício, obrigado pelo afeto, pelos conselhos, pelas gargalhadas e pela vida que você tão delicadamente me ofereceu. Consola-me saber que estaremos para sempre juntos em alguma reprise de uma futura sessão nostálgica. Te amo para sempre. Até um dia”, escreveu.




A atriz Cristiana Oliveira lamentou: “O Brasil sentirá sua falta e da sua arte”.

A deputada federal Erika Hilton lembrou que Aracy também foi uma lutadora que denunciou o genocídio armênio. “Um ícone da dramaturgia, Aracy Balabanian também foi uma lutadora pelo reconhecimento do Genocídio Armênio, e assinante do manifesto Armênios contra Bolsonaro”.




Sobre Aracy

Filha de imigrantes da Armênia, Aracy e os sete irmãos nasceram em solo brasileiro. E ainda criança se apaixonou pelo teatro.  Aos 15 anos se mudou para São Paulo com a família e começou a batalhar pelo sonho de ser atriz. Aracy fez sua estreia na Globo em 1972, na novela “Primeiro Amor”. O último trabalho da intérprete na TV foi no especial de fim de ano Globo “Juntos a Magia Acontece“, exibido em dezembro de 2019, como a personagem Dona Rosa.

O primeiro papel da atriz na TV foi como a psicóloga Giovana na novela “O Primeiro Amor”, em 1972. Em 1977, Aracy viveu Milena em “Locomotivas “e emocionou o país a contar a história de amor entre mãe e filha. Escrita por Cassiano Gabus Mendes, a trama de Elas por Elas, sucesso de 1982, teve Aracy como a milionária Helena. Aracy também participou das primeiras edições “Guerra dos Sexos” como Greta e de “Ti ti ti” como Marta Morgado. Em 1989 esteve no elenco de “Que Rei sou Eu” com Maria Fromet.

Por mais de seis anos, Aracy levou diversão e se divertiu com a madame Cassandra em “Sai de Baixo”. O programa humorístico encantou os brasileiros de 1996 até 2002 e até ganhou filme. Em 2002, ela voltou à telinha com novelas e participações em séries. Seu trabalho mais recente foi no especial de fim de ano, “untos A Magia Acontece”, exibido em dezembro de 2019.

Veja a seguir: [VÍDEO] Influencer faz falsa promessa de videogame grátis e deixa multidão enfurecida nos EUA

Veja também: Cupom de frete grátis Shopee aqui

Descanse em paz, Aracy.

Categorias:

Famosos,