Na última sexta-feira (07), uma jovem viralizou nas redes sociais ao compartilhar que realizou uma laqueadura com apenas 22 anos de idade. O procedimento impede a gravidez ao interromper a comunicação entre o ovário e o útero. Diversos internautas ficaram surpresos com a idade que Paloma Melo decidiu realizar a laqueadura, por se tratar de algo irreversível. Ela já tem uma filha de 2 anos e não planeja engravidar novamente. O caso gerou polêmica, dividindo opiniões na web.

Paloma passou pela laqueadura, contemplada pelo seu plano de saúde, por videolaparoscopia. Uma câmera com pequenas pinças, inserida a partir de incisões no umbigo e no inferior do abdome, faz o corte da tuba uterina. Confira a publicação feita pela jovem:




As publicações da esteticista sobre o assunto renderam milhares de comentários e compartilhamentos no Twitter e no Tiktok. “Eu amo a pessoa de 20 anos que acha que entende sobre a vida é quase um réquiem para a arrogância”; “Aos 18 anos eu tinha certeza absoluta que não queria ter filhos. Hoje aos 22, penso nisso todo dia. Respeito a individualidade de cada pessoa, mas EU aprendi a não tomar decisões definitivas sobre meu corpo tão jovem. Seja uma tatuagem, seja uma laqueadura”; “Quando você de 22 anos realmente acha que está no auge da maturidade e faz cagada”, diziam alguns comentários.

#1

#2

#3

#4

#5

Veja também: [VÍDEO] Jovem organiza reunião de família para expor traição do namorado e viraliza na web

Resposta de Paloma sobre os comentários recebidos

Em entrevista ao Portal da RedeTV!, a jovem contou que ficou assustada com a repercussão do caso. “Eu tomei um susto, porque postei no finalzinho da tarde, aí como tinha acabado de operar eu durmo. Quando acordei, meu celular… era muita mensagem. Meu Instagram e Twitter estavam travados de tantas mensagens”, revelou Paloma.

Minha decisão veio ali em janeiro, já tinha vontade, mas em janeiro só se concretizou. Em março, eu coloquei em prática, porque foi quando a lei foi liberada. Foi uma decisão tomada de cabeça fria, muito tranquila”, afirmou a esteticista, que ainda contou que ela e o marido querem manter a filha única. “Agora meu esposo também vai fazer a vasectomia, porque mesmo que um dia a gente se separe a gente quer ela seja filha única de ambas as partes”, completou.

Paloma destaca que a decisão partiu da vontade em proporcionar uma melhor qualidade de vida para Isabela. “Poder proporcionar bons estudos, um bom plano de saúde para minha filha, bons cursos. Botei tudo isso em peso. E isso que me fez chegar a conclusão de que laquear, para que ela fosse filha única”.

O que é laqueadura?

A laqueadura é um processo cirúrgico com o objetivo de impedir que a mulher engravide novamente. O procedimento, que dura entre 40 minutos e uma hora, realiza a “quebra da ponte” que comunica o óvulo com o espermatozoide. Há diversas técnicas para realizar o procedimento, com acesso ao local por um corte em torno do colo uterino ou pela cavidade uterina. As tubas uterinas são cortadas e recebem um anel em seu entorno ou são amarradas.

O objetivo é impedir a fecundação e o desenvolvimento de uma gravidez. Dependendo do tipo, há casos em que a laqueadura pode ser revertida.

Nova Lei da laqueadura

Desde março, a Nova Lei da Laqueadura realizou mudanças a procedimentos como a laqueadura e a vasectomia, que dispensam o aval do cônjuge para a realização da esterilização voluntária. Houve também alteração da idade mínima para a realização das operações. Antes, era preciso ter 25 anos completos ou dois filhos vivos. Agora, a esterilização pode ser realizada a partir dos 21 anos.

Veja a seguir: Ex-namorada de cantor expõe caso dele com Pabllo Vittar e choca web: “Dizia que estava trabalhando e estava na p*taria”

Qual sua opinião sobre a decisão de Paloma? Ela é muito jovem para tomar tal atitude?