Foi revelado o nome do possível doador do coração que Faustão recebeu no último domingo (28): o jogador de futebol Fábio Cordeiro da Silva. O atleta amador de 35 anos sofreu um acidente vascular cerebral (AVC) na quarta-feira (23) enquanto trabalhava como azulejista em Santos (SP).

Conhecido pelos colegas da várzea como Esquerdinha, ele só foi encontrado no dia seguinte (24) por outros funcionários da obra. Fábio ainda estava consciente, mas o lado direito de seu corpo estava completamente paralisado. Sua morte cerebral foi confirmada na manhã de sábado, poucas horas após passar por uma cirurgia no cérebro.

Foto: Reprodução/g1

Leia também: Faustão recebe coração e transplante é realizado com sucesso; saiba mais

Como o atleta já havia comunicado sua vontade para os familiares, sua família decidiu doar seus órgãos. “Todo domingo ele estava jogando. Vai ajudar de 12 a 20 pessoas, são 20 famílias ficando felizes“, disse Flavio Cordeiro da Silva, irmão do jogador, ao G1.

Embora a Secretaria de Estado de Saúde não possa confirmar a informação, acredita-se que o coração que Faustão recebeu seja de Fábio. O órgão que foi transplantado para o apresentador partiu de um helicóptero que saiu de Santos. O hospital em que o atleta estava fica ao lado do clube Portuguesa Santista, que autorizou o pouso de duas aeronaves.

Foto: Reprodução/Metrópoles

Leia também: [VÍDEO] Faustão se pronuncia após rumores de seu falecimento: “Por sorte ainda não”

Segundo os familiares, Fábio deu uma pausa no futebol há cerca de um mês pois passou mal durante alguns jogos e teve que passar por exames médicos. Como os testes não apontaram nenhum problema de saúde, ele voltou a jogar. Sua última partida aconteceu no último domingo antes de falecer (20/8).

O atleta atuou por diversos clubes de várzea do litoral paulista e muitos deles divulgaram notas de pesar por sua morte. “É com muito pesar que hoje nos despedimos deste grande atleta, que abrilhantou o futebol de várzea vestindo diversos mantos e que deixará eterna saudade“, lamentou o Clube Avenida Futebol Clube, de Mongaguá.

Era um menino muito bom”; Pai de Fábio Cordeiro, jogador de futebol que teria doado coração para Faustão, fala pela 1ª vez; Atleta faleceu após sofrer AVC - Blog do Léo Santos

Foto: Reprodução/Redes sociais

Nesta quinta-feira (31), Faustão postou um vídeo de agradecimento à família do doador de seu novo coração. “Quero agradecer fazer um agradecimento especial ao José Pereira da Silva, pai do Fábio, que teve uma grandiosidade incrível, uma generosidade absurda, que proporcionou que eu estivesse vivo. Eu fico emocionado, me deu a chance de viver de novo“, iniciou ele.

O Edison, irmão do Fábio, a Jaqueline, a viúva. Esses que eu tenho que agradecer. Essas pessoas das mais humildes […] Esse recado é especificamente para o José Pereira da Silva. A galera da Baixada. Wellington… Wellisson e a Jaqueline. Jamais esquecerei de vocês. E vou um dia agradecer pessoalmente. Deus lhe pague por tudo que vocês proporcionaram para mim. Estou eternamente grato“, completou o apresentador quase chorando.

Confira o vídeo gravo por Faustão abaixo:




Leia também: Atriz Christiane Torloni é criticada após mandar mensagem equivocada para Faustão: “Meu coração tá pulsando”

Você é doador de órgãos?