Cães, por natureza, são frequentemente considerados adoráveis e encantadores. No entanto, essa percepção nem sempre se aplica, no famoso concurso intitulado “O Cachorro Mais Feio do Mundo”, realizado há quase meio século em uma feira na Califórnia, nos Estados Unidos. Apesar de sua aparência inicialmente provocativa, esse evento na Feira de Sonoma-Marin desempenha um papel importante na conscientização da população sobre a crucial necessidade de adotar todos os tipos de cachorros.

“O concurso anual Cachorro Mais Feio do Mundo não é para tirar sarro de cachorros, mas para se divertir com alguns personagens maravilhosos e mostrar ao mundo que esses cachorros são realmente lindos!”, explica a organização do evento.

Vencedores do concurso

Scooter (2023)

O atual dono do prêmio se chama Scooter, um cão de crista chinês, de sete anos de idade, coroado no mês de julho. Ele nasceu com as patas traseiras deformadas, voltadas para trás. O cãozinho foi salvo por um voluntário do grupo de resgate Saving Animals From Euthanasia depois que um criador o trouxe para o controle de animais em Tuscon, Arizona.

Scooter foi eleito o cachorro mais feio do mundo em 2023. (Foto: Carlos Barria/Reuters)

Mr. Happy Face (2022)

No ano passado, o vencedor tinha 17 anos e chamava atenção por ter um tufo de pelos brancos, como um topete estiloso. Além de ficar permanentemente com a língua para fora da boca.

Mr. Happy Face foi eleito o cachorro mais feio do mundo em 2022. (Foto Justin Sullivan/ Getty Images / Internet)

Scamp the Tramp (2019)

Por conta da pandemia, o cãozinho sortudo ficou com prêmio por alguns anos a mais. Na época, o pet participava de um programa de voluntariado, e realizava visitas alegres em escolas e um centro para idosos.

Scamp the Trampeleito, o cachorro mais feio do mundo em 2019. (Foto Justin Sullivan/ Getty Images / Internet)

Zsa Zsa (2018)

Os dentes e a língua protuberantes foram fatores decisivos que contribuíram para a vitória do bulldog inglês Zsa Zsa. Antes de encontrar um lar amoroso, o cãozinho tinha sido resgatado e tirado de uma fábrica de filhotes. Infelizmente, apenas duas semanas após sua conquista na competição, Zsa Zsa faleceu pacificamente enquanto dormia.

Zsa Zsa foi eleita a cachorra mais feia do mundo em 2018. (Foto: Josh Edelson/Getty Images)

Veja também: [VÍDEO] Tutora deixa pit bull sozinho em casa e fica desesperada ao se deparar com destruição inesperada

Martha (2017)

A mastim napolitano extremamente gentil, comoveu todos que acompanhavam o concurso, ao cair no palco durante sua apresentação. Martha é de porte grande e pesa quase 58 Kg, ela foi resgatada por Shirley Zindler e passou por várias cirurgias para recuperar a sua visão que estava quase perdida.

Martha foi eleita a mais feia de 2017. (Foto Justin Sullivan/ Getty Images / Internet)

Sweepee Rambo (2016)

Esse é um verdadeiro guerreiro. Isso porque, em 2015, Sweepee Rambo já havia participado da competição e ficado em segundo lugar. Ele conquistou o prêmio aos 17 anos e após alguns meses acabou falecendo.

Sweepee Rambo foi eleito o cachorro mais feio do mundo em 2016. (Foto: Divulgação Sonoma-Marin)

Quasi Modo (2015)

Com uma mistura de um pastor holandês e pitbull, assim surgiu o Quasi Modo. Um cão corcunda de 10 anos, – na época – muito alegre que derrotou outros 26 candidatos que estavam presentes na competição.

Quasi Modo foi eleito o cachorro mais feio do mundo em 2015. (Foto: Divulgação Sonoma-Marin)

Peaunet (2014)

Um vira-lata de pelos brancos e castanhos, com olhos esbugalhados e dentes salientes, superou graves queimaduras sofridas quando ainda era filhote. Mesmo com as dificuldades, ele conseguiu se recuperar completamente e, aos dois anos de idade, exibia uma personalidade doce e alegre.

Peaunut foi eleito o cachorro mais feio do mundo em 2014. (Foto Divulgação The National New)

Veja a seguir: Câmeras de segurança flagram momento em que cachorro da família engata marcha e bate carro no vizinho

Qual cachorro te chamou mais atenção?