O café é uma das bebidas mais tomadas no mundo. De acordo com a OIC (Organização Internacional do Café), entre 2020 e 2021, o consumo de café no mundo foi de 167 milhões de sacas, cada uma contendo 60kgs. Afinal, quem resiste a uma boa xícara de café no café da manhã? Ou quem sabe, aquele café expresso após o almoço ou um cappuccino no final da tarde? Bom, se você também é um consumidor fiel deste bem precioso, pega sua xícara e vem ver essas 8 curiosidades.

# 1 – Os grãos de café que você consome, são sementes torradas do fruto também conhecido como ‘grão cereja’. Se você morder, vai achar duas sementes que se desenvolvem com os lados achatados. 

# 2 – Os cafés mais caros são produzidos a partir das fezes da civeta de palmeira asiática, um mamífero pequeno que vive na Indonésia. O café é o Kopi Luwak e as cerejas são produzidas a partir dos excrementos destes animais. Eles as consomem e ao eliminarem, suas fezes são coletadas e vendidas. O pacote com 500 gramas pode chegar a 700 dólares.

# 3 – Por mais que muitas pessoas prefiram não consumir café, de acordo com um estudo publicado por uma revista acadêmica, o consumo de pelo menos três xícaras ao dia, reduz o risco de mortes por diversas doenças, inclusive cardíacas. Mais de 500 mil pessoas foram estudadas e pôde-se analisar que o consumo da bebida diminui significativamente o risco de desenvolver diabetes do tipo 2, além de outras doenças degenerativas como Alzheimer e demência. Com um determinado teor de cafeína, também é possível elevar o nível de energia das pessoas que consomem, mas isso a gente já sabia.

# 4 – Porém, como toda regra tem a sua exceção, o consumo exagerado pode trazer riscos à saúde. O recomendado para mulheres grávidas é que a ingestão da cafeína seja reduzida, pois o excesso da bebida pode levar a abortos espontâneos ou o baixo peso dos bebês.

# 5 – Acredita-se que o café tenha sido descoberto no século IX por cabras na Etiópia. Um pastor viu um rebanho de cabras ao redor de uma estranha árvore, percebeu que os animais ficavam acordados por toda a noite. Após contar isso a um grupo de monges, eles perceberam que poderiam transformar o fruto em uma bebida quente, o que ajudaria a mantê-los ativos e acordados para fazerem as suas preces.

# 6 – Durante o século XV, o café estava sendo cultivado no Iêmen, e o seu nome original ‘qahwah’ é derivado da língua iemenita, significa vinho.

Veja também: Turismo do Café: 5 rotas para conhecer

# 7 – Os maiores consumidores de café vivem na Escandinávia. De acordo com a Organização Internacional do Café, os finlandeses bebem cerca de 12kgs de café per capita por ano. Seguido, vem a Noruega, Islândia e Dinamarca, com 9,9kg, 9kg e 8,7kg per capita, respectivamente.

# 8 – O café também utiliza da cereja do café para produzir farinha. Essas farinhas podem ser utilizadas em pães, molhos e até mesmo chocolates. Embora não fique com “gosto de café”, a depender da sua variedade, as notas podem ser de frutas torradas, cítricas ou florais.

E aí, gostou de saber dessas curiosidades? Pronto pra tomar mais uma xícara?