Não é de hoje que as mulheres sofrem pressão estética, seja a busca pelo corpo “perfeito” ou até mesmo mudanças menos invasivas, mas que fazem parte do universo feminino. Porém quem imaginar que as intervenções mega invasivas são de hoje, é porque você não imagina o que muitas mulheres acabavam se submetendo ao longo da história. Veja alguns padrões de beleza feminino que as mulheres adotaram por livre e espontânea vontade ou mesmo por obrigação.

# 1 – Pele branquíssima

Para conseguir a pele branquíssima, como era padrão na Inglaterra do século XVII, as mulheres usavam um remédio a base de vinagre e chumbo, porém com o uso contínuo a pele ficava amarelada e situação não era revertida. Isabel I, rainha da Inglaterra era fissurada nesses tipos de cosméticos. Não é à toa que a rainha entrou na história por conter o rosto da ‘máscara da juventude’.

# 2 – Testa grande e rosto sem cílios 

Durante o renascimento algo que estava em alta entre as mulheres era a valorização da testa. Para adquirir o tão sonhado padrão, muitas mulheres chegavam a raspar a parte da frente do cabelo somente para ficar com a testa grande. E para piorar a situação, com o uso de pinça, as mulheres arrancavam todos os cílios, o que dava ainda mais a impressão de que a testa era maior. 

Veja também: O estranho hábito de fotografar mortos na Era Vitoriana

# 3 – Lábios mordidos 

Na Era Vitoriana a Rainha Vitória havia proibido as mulheres comuns do uso de cosméticos, mas como a vaidade sempre esteve presente entre elas, ao invés de utilizarem batons para colorir os lábios, elas mordiam a boca para que ficassem vermelhos, bem como as bochechas eram beliscadas para adquirir o rosado que tanto gostavam.

# 4 – Covinhas

No início do século passado, uma das coisas mais procuradas pelas mulheres eram ter covinhas nas bochechas, mas para conseguirem isso, muitas utilizavam um dispositivo feito para isso, que ia de trás da orelha até o queixo e que pressionava a bochecha. Embora o procedimento fosse bastante doloroso, com o uso permanente, as covinhas surgiam.

# 5 – Chopine 

Para quem acha que os calçados de salto surgiram nos dois últimos séculos, está enganado, muitas mulheres entre os séculos XV e XVII usavam os chopines, porém além de ser um item da moda, demonstrava que o seu “dono” possuía um status social mais elevado. Muitos desses calçados chegavam a medir 50 cm. Porém as mulheres precisavam estar sempre acompanhadas, pois caso não tivesse, poderiam cair no chão. 

# 6 – Vestidos verdes 

Na Era Vitoriana surgiu o corante verde e logo se tornou uma forte tendência entre as mulheres. A cor foi criada a partir de uma mistura de cobre e arsênio, algo que certamente fazia muito mal para quem acabasse usando. O corante denominado ‘verde scheele’ acabava entrando na pele e intoxicava quem a usava. As casas que eram pintadas dessa cor também expunham seus moradores à intoxicação.

# 7 – Proteção de maquiagem

Por volta de 1939 muitas mulheres aderiram as máscaras de proteção de maquiagem. Uma forma de proteger seus rostos contra a chuva, porém em contrapartida, o cone ficava totalmente embaçado.

E você, o que achou desses padrões de beleza? Se submeteriam para estar antenada no mundo da moda? Conta pra gente.