Ultimamente com as altas temperaturas que estão atingindo o país, é necessário tomar certos cuidados para passear com seu pet durante o dia. Devido a isso, foram listadas 10 dicas para tutores terem mais cautela e responsabilidade para saírem com seus animais de estimação na rua.
1- Horários adequados
Os horários em que você escolhe para passear com seu pet são de extrema importância, pois ao escolher corretamente, você evitará sair no pico do sol, onde o mesmo estará mais quente do que o normal. Os melhores horários são nas primeiras horas da manhã ou ao final da tarde.
2- Hidratação
Outro fato indispensável é a hidratação. Nunca se esqueça de sempre oferecer água para seu animal de estimação, levando consigo uma tigela com água fresca e gelada durante todo o passeio.
3- Superfícies protegidas
Faça o possível para evitar superfícies quentes demais. Opte sempre por aquelas protegidas para que não queimem a pata de seu cãozinho.
4- Teste do dorso da mão
Além de optar por superfícies protegidas, você também deve sempre testar o quão quente está o chão para que a pata do seu animal de estimação não fique queimada. Antes de ir passear, coloque o dorso de sua mão no chão, se estiver quente para você estará para ele.
5- Tênis para cães
Outra opção que é bastante utilizada é o tênis para cães. A vestimenta já é muito famosa mundialmente e, com ela, você conseguirá evitar que seu cãozinho pise no chão quente.
Leia também: Astronauta que passou 371 dias no espaço se arrepende de missão ao chegar na Terra: “Não achei que duraria tanto”
6- Pausas
Durante o passeio com seu pet, faça pausas regularmente para que seu animal descanse corretamente e possa aproveitar o local escolhido o máximo possível. As sombras também podem amenizar o calor intenso. Opte por locais com várias árvores.
7- Atenção aos sinais de cansaço
A respiração ofegante e excessiva de seu pet pode indicar cansaço e ao notar que isso está acontecendo, pare um pouco para que seu cão possa descansar. A língua pendurada do lado de fora da boca e a movimentação lenta também são indícios de exaustão.
8- Evite exercícios intensos
Escolha sempre os exercícios mais leves para seu pet, nunca corridas intensas e pesadas. Em dias quentes escolha passeios tranquilos e calmos.
9- Cachorros com focinho curto
Os bulldogs ou pugs são os animais mais propensos a serem sensíveis ao calor por conta da anatomia do focinho, por conta disso, sair com eles no sol intenso pode não ser uma boa opção.
10- Proteção solar
Por último, cães com pelagem curta ou clara não podem ficar expostos ao calor. Para isso, existem protetores específicos para animais que podem ajudar no caso e evitar queimaduras severas no pet.
O que você achou dessas dicas? Comente abaixo.