Recentemente, muitos brasileiros estão sendo vítima do famoso ‘Golpe do pix’ ou do ‘vírus’ que desvia o dinheiro enviado para outra conta bancária desconhecida. A partir disso, foram listados 5 passos para que o usuário do celular possa se proteger contra esses males causados por golpistas.
De acordo com informações cedidas por um analista de cibersegurança da Kaspersky, os vírus se instalam no celular do usuário a partir dos links maldosos que são clicados por ele. Com isso, os programas conseguem informações do indivíduo e podem até acessar suas contas bancárias fazendo com que as transferências de dinheiro sejam desviadas para outras pessoas: “É muito importante que o usuário esteja atento e saiba identificar quando um link ou um aplicativo são maliciosos […]”.
“Mesmo que o aplicativo de um banco forneça proteção contra o vírus, ainda assim o aparelho estará infectado pelo Brats, que espera a oportunidade de aplicar o golpe” disse Fabio Marenghi, revelando que um dos nomes do vírus se chamaria “Brats”.
O ‘Brats’ é o nome do vírus que, uma vez permitido o acesso pelo usuário, consegue acessar as informações bancárias dele e faz com que o pix seja enviado para algum golpista. O programa também pede para realizar downloads no celular e geralmente são enviados por e-mail ou até WhatsApp
Veja 5 passos abaixo para se proteger do vírus:
1- Nunca clique em links desconhecidos, mesmo que nele tenham propagandas chamativas ou promoções;
2- Não dê permissões para aplicativos que você não considera seguros no seu celular;
3- Desconfie sempre dos anúncios que contém prêmios ou sorteios com altas quantias em dinheiro;
4- Não clique em links que tenham sido enviados por um número desconhecido do seu WhatsApp;
5- Preste atenção nas notificações que pedem acesso ao aparelho.
Outra opção:
Uma outra escolha que pode deixar seu aparelho celular ainda mais seguro é o Antivírus. Com ele, você pode saber quando algum mal é encontrado após um aplicativo ser instalado no Smartphone e, assim, excluir ele antes que algo de ruim aconteça com seu telefone.
O que você achou dessa notícia? Comente.