Frutas têm desempenhado um papel simbólico em diversas culturas ao redor do mundo, muitas vezes associadas a significados específicos que variam de acordo com a tradição e as crenças locais. Além disso, a relação entre frutas e os meses do ano também é um aspecto interessante de várias culturas, onde a sazonalidade das frutas desempenha um papel crucial na dieta, festividades e rituais. Vamos explorar essa conexão fascinante entre frutas, significados culturais e a passagem do tempo ao longo do ano.

Janeiro – Romã

Para os gregos, a romã era um símbolo da fecundidade; para os judeus, simbolizava a esperança de um ano novo próspero; já para os romanos, a fruta significava ordem e riqueza.

Romã (Reprodução/Pixabay)

Fevereiro – Morango

Os morangos são um fruto associado ao amor, e a explicação é esta, o morango simboliza a sensualidade, erotismo, amor, paixão, fertilidade, tentação e a perfeição. A maioria das simbologias associadas à essa fruta são positivas. Ela é ligada ao dia dos namorados em muitos países.

Morangos (Reprodução/Pixabay)

Março – Kiwi

O kiwi é símbolo da juventude e vitalidade devido à sua cor verde vibrante e alto teor de vitamina C.

Kiwi (Reprodução/Pixabay)

Abril – Cereja

As cerejas são frequentemente associadas à felicidade e a celebração, sendo símbolo de alegria. Para os samurais no Japão, o significado da cereja é o destino e a vida efêmera desses guerreiros. Por outro lado, na China Antiga a cereja simbolizava a imortalidade e a longevidade.

Cerejas (Reprodução/Pixabay)

Maio – Maçã

A maçã é vista como um símbolo de conhecimento, sabedoria e fertilidade em muitas culturas. Vale lembrar também que a maça lembra a Tentação e o Pecado: Na tradição cristã, a maçã é frequentemente associada à história de Adão e Eva no Jardim do Éden, onde Eva foi tentada pela serpente a comer a maçã proibida, resultando na expulsão deles do paraíso.

Maçã (ReproduçãoPixabay)

Junho – Framboesa

As framboesas são associadas à doçura e a gratidão, sendo símbolo de generosidade.

Framboesa (Reprodução/Pixabay)

Veja também: Dia do Cabelo Maluco: Crianças surgem com penteados surpreendentes e viralizam na web

Julho – Amora

Assim como as framboesas, as amoras são símbolo de doçura e gratidão. Muitas vezes sendo associadas a generosidade.

Amoras (Reprodução/Pixabay)

Agosto – Pêssego

De origem chinesa, a fruta ganhou a fama de ser o segredo para a imortalidade. Na China, são conhecidas três divindades estelares, que são: a felicidade, a prosperidade e a longevidade. Por isso, na mitologia eram consumidos “pêssegos da imortalidade”, que eram ingeridos pelos imortais porque proporcionariam longevidade.

Pêssego (Reprodução/Pixabay)

Setembro – Uva

A uva é símbolo de prosperidade, de fartura, de longevidade, fertilidade e plenitude. Por carregar esta simbologia, a uva está associada a festividades e à alegria. O fruto está ligado ao vinho, o qual simboliza o sangue de Cristo para os cristãos. Estando associado ao vinho, também se associa a Baco, o deus romano do vinho e também do prazer (Dionísio para os gregos).

Uvas (Reprodução/Pixabay)

Outubro – Abóbora

A abóbora é símbolo do outono, do Dia das Bruxas e da colheita, representando fartura e celebração.

Abóbora (Reprodução/Pixabay)

Novembro – Tangerina

As tangerinas são frequentemente associadas à boa sorte, prosperidade e fortuna, especialmente durante as festividades do Ano Novo Chinês.

Tangerina (Reprodução/pixabay)

Dezembro – Laranja

As laranjas são associadas ao Natal e a generosidade, simbolizando a alegria e a abundância.

Laranja (Reprodução/Pixabay)

Veja a seguir: Conheça as 5 raças de gatos consideradas ‘mais feias’ do mundo

Em que mês você nasceu?