O site de bate-papo virtual Omegle, que permitia conversas aleatórias entre pessoas desconhecidas ao redor do mundo, anunciou o encerramento de suas atividades após 14 anos em funcionamento. O comunicado foi assinado pelo fundador Leif K-Brooks e publicado na página inicial da plataforma. O Omegle oferecia a oportunidade de troca de mensagens e videochamadas entre usuários aleatórios, em uma espécie de “sorteio” virtual.

Ao longo do tempo, foram registrados diversos relatos de uso inadequado da plataforma por parte de criminosos. Um exemplo disso ocorreu no Brasil, onde uma criança de São Paulo foi abordada por um adulto de Porto Alegre, resultando na primeira condenação por est*pro virtual no país.

No comunicado que anuncia o encerramento, o fundador do Omegle relembrou a trajetória do site e disse que criou a plataforma com o objetivo de introduzir uma espontaneidade social na internet. “Se a internet é uma manifestação da ‘aldeia global’, o Omegle foi concebido para ser uma forma de passear pelas ruas daquela aldeia, puxando conversa com as pessoas que encontra pelo caminho”, escreveu.

K-Brooks também citou o uso indevido da plataforma por criminosos e as tentativas do Omegle de tornar a rede social mais segura. “Praticamente todas as ferramentas podem ser usadas para o bem ou para o mal, e isso é especialmente verdadeiro no caso das ferramentas de comunicação, devido à sua flexibilidade inata”, disse.

“Pessoas estão atualmente cumprindo penas na prisão, em parte graças às evidências coletadas proativamente pelo Omegle e compartilhadas com as autoridades.”

K-Brooks declarou que a luta contra o crime é uma empreitada contínua e interminável que deve ser enfrentada diariamente. Ele expressou pesar pelas críticas negativas recentemente direcionadas à plataforma, considerando-as como ataques improdutivos. Referindo-se às críticas contra o Omegle, afirmou: “A única maneira de satisfazer essas pessoas é encerrar o serviço. […] A batalha pelo Omegle pode ter sido perdida, mas a guerra contra a internet continua.”

#1

Página inicial do Omegle trouxe gravura indicando a ‘morte’ do site — Foto: Reprodução

#2

Omegle, site de bate-papo, anuncia fim das atividades (Reprodução)

#3

Omegle, site de bate-papo, anuncia fim das atividades (Reprodução)

#4

#5

Omegle, site de bate-papo, anuncia fim das atividades (Reprodução)

Veja também: Cupom de frete grátis Shopee aqui

Veja a seguir: Após não ser indicada para o Prêmio Multishow, Melody critica cerimônia e sai em defesa de Ana Castela: “Merecia levar”

Você fazia uso do Omegle?

Categorias:

Notícia,